sexta-feira, 14 de junho de 2013

Semed premia quadrilhas vencedoras 12º Concurso de Quadrilhas Matutas

 Texto de Adriana Thiara Oliveira e fotos de Mauro Fabiani


As quadrilhas “Orgulho de Ser Nordestino”, da Escola Municipal Nosso Lar I e “É nóis aí”, da Escola Municipal Hévia Valéria foram as vencedoras do 12º Concurso de Quadrilhas Matutas Semed/Sesc.

Numa final emocionantes, os alunos de seis escolas da rede municipal entusiasmaram a plateia com sua energia e apresentaram coreografias da autêntica quadrilha matuta com o objetivo de conquistar a vitória.
                             

A quadrilha Orgulho de Ser Nordestino, ficou surpresa com o resultado. Segundo a vice-diretora Simone Santana, apesar de os alunos estarem ensaiando desde maio, a premiação reforça o trabalho que a escola vem fazendo de valorização dos alunos e engajamento da comunidade.

“Todos nós nos envolvemos e demos uma contribuição. A escola estava engajada, os alunos ensaiavam no final de semana, eles confeccionaram os figurinos. O concurso serviu para mostrar que pode inserir cultura na rotina dos alunos”, contou Simone, emocionada. 



A escola vencedora do grupo B, a quadrilha “É nóis aí”, decidiu entrar na competição nos últimos dias de inscrição e teve que correr para juntar os alunos em ensaios. Para a diretora da escola Hévia Valéria, apesar da decisão rápida, os alunos se mobilizaram e fizeram uma apresentação diga da conquista.

“Agradecemos à Semed por realizar este concurso. Nossa escola está muito feliz com o resultado”, aformou a diretora que parabenizou os alunos pelo comportamento e agradeceu a torcida que fez toda a diferença.


A solenidade de premiação contou com a secretária de Educação Ana Dayse Dórea que reforçou a importância do concurso no processo de aprendizagem e socialização.

Os vencedores receberam um troféu que uma miniatura dos patronos do concurso, os artistas Jacinto Silva e Tororó do Rojão, confeccionado pela diretora de Arte e Cultura da Semed e organizadora do concurso, Socorro Monteiro.

Socorro disse que a cada ano, mesmo sendo este o 12º concurso , ela ainda se emociona, "se todas as escolas que querem participar, efetivamente fossem inscritas, esse evento duraria mais de um mês, mas nesses 3 dias, nós da educação pudemos mostrar por meio do envolvimento e participação de todos, a exuberância e beleza da nossa gente nordestina e orientamos para a não ridicularização dos nosso matutos, que não vão a uma festa cheios de remendo ou chapéus de palhas desfiados. E seja na quadrilha ou no coco valorizamos o segmento de passos tradicionais"
Socorro Monteiro coordenou o concurso e fez os troféus dos vencedores

Este ano uma grande novidade foi a participação, pela pela primeira vez, da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A aluna Thaise Lourenço, disse, "para mim é emocionante defender a minha escola Dom Hélder Câmara, e é gratificante participar dessa festa porque gosto muito de São João!"

Conheça os vencedores do 12º Concurso de Quadrilhas Matutas Semed/Sesc
Grupo “A” – 1° ao 5° ano
1° LugarEscola Nosso Lar I – 39,5 pontos
Quadrilha: “ORGULHO DE SER NORDESTINO”
Marcador: Gilmar José dos Santos
2° LugarEscola Floriano Peixoto – 37,3 pontos
Quadrilha: “FORROZÃO DO FLORIANO”
Marcador: Nivaldo José dos Santos
3° LugarEscola Cícero Dué – 33,1 pontos
Quadrilha: “DUÉ NO FORRÓ”
Marcadora: Mauricéa Maria da Conceição

Grupo “B” – 6° ao 9° ano e EJA
1° LugarEscola Hévia Valéria – 34,9 pontos
Quadrilha: “É NÓIS AÍ”
Marcador: Ana Kátia Batista dos Santos
2° LugarEscola Manoel Pedro dos Santos – 31,85 pontos
Quadrilha: “ARRAIÁ DO MANOEL”
Marcador: Edson Ramos
3° LugarEscola João Sampaio – 29,25 pontos
Quadrilha: “ALÔ PAIXÃO”
Marcadora: Wesley Maurício

Melhor MARCADOR: Gilmar José dos Santos
Quadrilha: “ORGULHO DE SER NORDESTINO – Escola Nosso Lar I



Nenhum comentário: