sexta-feira, 7 de junho de 2013

Semed realiza I Encontro do Programa Cidadania e Justiça na Escola 2013

0606 Cidadania e Justiça na Escola (MF) (6)
Texto: Adriana Thiara Oliveira com DPE Semed
Fotos: DPE Semed

A Secretaria Municipal de Educação realizou no último dia 06 de junho o I Encontro das Escolas participantes do Programa Cidadania e Justiça na Escola 2013, no Café Literário da Escola Superior de Magistratura (Esmal).
A ação desenvolvida pelo Departamento de Programas Especiais (DPE), em parceria com a Esmal, teve como finalidade apresentar o Programa às escolas e estreitar os laços entre os magistrados e as unidades escolares.
Na abertura do encontro, um coral dos alunos da Escola João XXIII fizeram uma apresentação cultural. Em seguida, oito escolas da rede receberam um kit pedagógico com exemplares da Cartilha da Justiça, Manual de como utilizar a cartilha, Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituição Federal e Lei Maria da Penha, o material será utilizado como suporte pedagógico para as atividades desenvolvidas em sala de aula.
Para a Diretora de Gerenciamento Escolar (DGE), Maria José Bezerra, a parceria entre a Semed e o Tribunal de Justiça
tem aproximando o poder judiciário da sociedade, conscientizando pais, alunos e professores sobre seus direitos e deveres e a forma de exercê-los.
Segundo a Diretora DPE, Virgínia Ferreira, p Programa Cidadania e Justiça possibilita à população, através de nossas crianças, o conhecimento das atribuições e do funcionamento do Poder Judiciário e conhecimentos básicos sobre seus direitos e deveres.
As escolas Antônio Semeão Lamenha Lins, Frei Damião, Paulo Freire, Higino Belo, Dom Helder Câmara, Cícera Lucimar, Gerusa Costa e Denisson Menezes estão envolvidas do projeto e receberão ao longo do ano, uma programação que conta com a visita dos alunos ao Tribunal de Justiça, palestras com juízes, advogados e promotores nas escolas, a exibição do Cine Esmal e concurso de cartazes, poesias e redações para os alunos de 1º ao 5º ano.
 
0606 Cidadania e Justiça na Escola (MF) (51)

O I Encontro do Programa Cidadania e Justiça na Escola 2013 contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Carlos Malta Marques, da desembargadora Nelma Padilha, coordenadora de Programas Especiais da ESMAL, Irani Tenório, secretária executiva da Esmal, Lavínia Galindo, coordenadora pedagógica da Esmal, da professora Maria José Pereira, diretora de Gerenciamento Escolar, da professora Virgínia Ferreira, diretora do Departamento de Programas Especiais, além dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação e da equipe do Programa na ESMAL.
O Programa é desenvolvido através de um convênio assinado entre o Tribunal de Justiça de Alagoas e a Prefeitura de Maceió. Esse programa é desenvolvido por meio da Escola Superior da Magistratura (ESMAL) e do Departamento de Programas Especiais (DPE), e consiste em propiciar momentos de discussão, estudos, reflexão e debates com a comunidade escolar (gestores, professores, assistentes sociais, alunos e pais) a respeito de seus direitos e deveres, a fim de instrumentalizá-los quanto à forma de exercê-los e de colaborar na construção de um projeto de vida responsável e preocupado com uma melhor qualidade de convivência social.

Nenhum comentário: