quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Nota de Convocação

O Secretário de Educação do município de Maceió, Thomaz Beltrão, convoca todos os servidores públicos vinculado a Rede Municipal de Educação que se encontram cedidos por meio do convênio de Cooperação Mútua, entre Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEEE), para comparecerem à Coordenação Geral de Recursos Humanos da Semed, no período de 7 a 11 de fevereiro de 2011, das 9 às 14 horas para realizarem o recadastramento, visando regularização de situação funcional.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Escola do Município monta primeiro grupo infantil de Dança Cigana

Foto: Semed



A Escola João XXIII montou o primeiro Grupo Infantil de Dança Cigana da rede municipal de ensino. Através do Projeto da Escola Aberta surgiu a oportunidade para conhecer e divulgar a cultura cigana através da dança. Segundo Araly Felix Batista, professora coordenadora do projeto, o grupo formado pela escola constitui pioneiro na medida em que não há conhecimento de outros dentro dessa faixa etária dentro do Estado de Alagoas.

Araly informou ainda, que o grupo fez sua primeira apresentação no dia 11 de janeiro, com apenas 10 ensaios, mas contou com o apoio de toda a escola, principalmente da diretora Salete Ribeiro Vilela. “Tivemos todo o respaldo da direção da escola. Do ambiente para os ensaios, até a compra de toda a indumentária e acessórios”, explicou a professora.

A Dança Cigana da Escola João XXIII é composta por oito meninas da comunidade, de 7 a 13 anos de idade. Destas, sete são alunas e ex-alunas da escola e uma estuda na rede particular. Sob a orientação da bailarina Eliane Ferro, que também é servidora do quadro da rede municipal, as pequenas dançarinas têm ensaios semanais.

Para Eliane Ferro, o ponto forte da dança cigana é a expressividade, tanto do próprio corpo quanto através dos elementos que a compõem, como leque, lenços, pandeiros, flores, entre outros. “A música e a dança cigana possuem influência hindu, húngaro, russo, árabe e espanhol, entre outras”, explica a oficineira.



Funcionando há três meses na escola, o programa Escola Aberta visa estreitar as relações entre escola e comunidade e contribuir com a consolidação de uma cultura de paz. Além da dança cigana, o projeto oferece à comunidade, aos sábados nos dois turnos, oficinas de capoeira, decoração de sandálias, coco de roda e futsal.

Regina Bispo, coordenadora do Escola Aberta na rede municipal de ensino, informou que a implantação do programa na Escola João XXIII faz parte da ampliação do projeto que agora atinge 15 escolas da rede municipal. “Estamos em vários bairros e em regiões de vulnerabilidade social, envolvendo a escola com a comunidade. As pessoas nascidas no bairro se articulam com a equipe da escola fazendo o resgate da cultura popular”, explica Regina.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Secretário recebe relatório do inventário de Bens Patrimoniais da Semed

Foto: Mauro Fabiani

Uma reunião na Secretaria Municipal de Educação (Semed), entre o secretário, Thomaz Beltrão e os diretores de Suprimento, Josivaldo Fernandes e de Patrimônio, Ernando Costa, marcou a entrega do relatório do inventário de Bens Patrimoniais da Semed, relativo ao ano de 2010.

O inventário, inédito na Semed, é um relatório constando todos os bens catalogados da secretaria. Neste sentido, a Semed atende ao decreto municipal 7.202 publicado no Diário Oficial do Município, em 17 de novembro de 2010. Além do relatório, foram entregues copias de todas as notas fiscais referentes à aquisição de materiais feita pela Semed no ano passado.

Durante a entrega do documento, Ernando Costa garantiu ao secretário, que hoje, o almoxarifado da Semed tem arquivado, todo o processamento relativo a requisição de materiais feito pelos departamentos da secretaria e pelas escolas municipais. “Agora a secretaria poderá monitorar a destinação de todos os seus equipamentos e saber sua localização. É uma forma da secretaria controlar a movimentação de seus bens”, informou.

Josivaldo informou que o inventário foi feito pela Secretaria Municipal de Administração com acompanhamento dos técnicos da Semed. “São ações voltadas com o compromisso que a Secretaria Municipal de Educação tem com os bens públicos. Este trabalho teve como objetivo valorizar e preservar o patrimônio de nossa secretaria”, afirmou o diretor de Suprimento.

O secretário Thomaz Beltrão disse que a iniciativa tem como objetivo implantar uma gestão eficaz para proteger o patrimônio da secretaria. “O trabalho é muito importante e fundamental para a secretaria manter o seu acervo resguardado representando medidas de proteção e informação de nosso patrimônio”, afirma.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Projeto Defesa Civil na Escola será implantado na Semed

Foto: Natalhinha Marinho


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) se reuniu com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Condec) nessa quinta-feira (20), na sede da Semed para dar início a uma parceria entre a educação municipal e a Condec, visando desenvolver, junto às unidades de ensino, o projeto Defesa Civil na Escola.

O objetivo do projeto é preparar a comunidade escolar para serem multiplicadoras das ações de prevenção de combate as tragédias naturais, tais como: alagamento, inundação, deslizamento e erosão.

A reunião teve a participação do coordenador da Defesa Civil de Maceió, coronel Antônio Almeida, da diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Elaine Oliveira, do coordenador de Articulação Comunitária, Eduardo Bahia e das técnicas da coordenação de Educação Ambiental da Semed.

De acordo com o coronel Almeida, a ideia é escolher inicialmente três escolas da rede municipal, de acordo com a área de risco e implantar o projeto. “Vamos treinar os professores para que eles sejam multiplicadores em relação aos seus alunos”, informou o coronel.

O coronel disse ainda, que entre os assuntos para a valorização da vida humana que podem ser promovidos através dos sistemas de ensino, destacam-se: primeiros socorros, prevenção de incêndios, redução das vulnerabilidades aos desastres e acidentes na infância e Evacuação de edificações em situação de riscos.

Para Elaine o projeto é importante, uma vez que os conteúdos relacionados com a segurança global da população, com a redução dos desastres e, sobretudo, com a redução das vulnerabilidades dos cenários e das populações em risco sejam incluídos nos currículos escolares. “É importante que os sistemas de ensino participem de projetos que tenham reflexos preponderantes sobre a qualidade de vida e sobre o crescimento da expectativa de vida da população”, disse.

O projeto Defesa Civil na Escola faz parte do programa Apen: Alerta e Preparação de Comunidade para Emergência Natural Local que foca principalmente em duas frentes de trabalho: limpar e desobstruir as galerias de águas pluviais da capital e monitorar a ocupação das áreas de risco, como grotas e encostas.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ProJovem Urbano realiza II Feira do Empreendedor

Fotos: Fabiana Santos


Dedicação e entusiasmo marcaram a II Feira do Empreendedor promovida pelos alunos do ProJovem Urbano. O evento que aconteceu nesta quarta-feira (19), na escola Geruza da Costa, no Jacintinho, contou com a participação de alunos, professores e a equipe de colaboradores do programa.

O objetivo da feira foi abrir espaço para os alunos divulgarem os produtos e serviços utilizados como sua fonte de renda, além de permite que esses jovens demostrem na sua comunidade os ensinamentos adquiridos em sala de aula.

Para Maria de Jesus, diretora da escola, “o ProJovem não é somente um momento em sala de aula, mas toda uma socialização, que permitem os jovens trocarem experiências”, afirma ela.

“A feira valoriza o trabalho do aluno e pretende estimular o empreendedorismo, pois quanto mais qualificado o jovem, melhor o acesso ao mercado de trabalho”, afirma Rosane Fernandes, coordenadora de qualificação profissional da escola.

No ProJovem Urbano o principal objetivo da qualificação profissional é preparar os alunos para o mercado de trabalho, contribuindo para ampliar as opções dos jovens em relação ao trabalho e a geração de renda.

“Parei de estudar muito cedo para ajudar minha família e vi no ProJovem uma oportunidade de continuar com meus estudos, além de consegui uma formação técnica”, afirma Luziel dos Santos, aluno do programa.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Alunos do Projovem recebem material didático

Fotos: Fabiana Santos


Em uma solenidade realizada nesta terça-feira (18), os alunos do programa ProJovem Urbano receberam oficialmente seus materiais didáticos. No kit, componentes fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem.

O evento que aconteceu na escola Nosso Lar I, na Levada contou com a participação do Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, do Coordenador Executivo do Projovem, Gino Cesar, da equipe de colaboradores do Programa, além de alunos e professores das escolas Nosso Lar I, Deraldo Campos e Pio X.

Para Solange Gouveia, Coordenadora Pedagógica do Programa, a atividade além de oficializar a entregar dos materiais didáticos, também teve como objetivo promover a interação dos alunos dos diversos núcleos. “É um momento diferente que valoriza a importância de cada jovem que participa do programa”, afirma ela.

O Projovem Urbano tem como principal finalidade oferecer formação integral aos jovens de 18 a 29 anos, por meio da formação básica com a conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional e participação cidadã, através de experiência de atuação social na comunidade.

Para Thomaz Beltrão, Secretário Municipal de Educação, o Projovem é uma grande oportunidade para elevar a escolaridade, com o ensino básico e qualificação profissional. “O programa permite que o jovem possa ser inserido de forma independente no mercado de trabalho”, afirma Beltrão.

Também para Gino César, Coordenador Executivo do Projovem, os alunos que participam do programa buscam uma oportunidade de capacitação para sua inserção no campo do trabalho e sua inclusão social.