quarta-feira, 6 de julho de 2011

Técnicos do MEC e da Semed discutem implantação do software i-Educar

Fotos: Mauro Fabiani




O processo que irá culminar com a implantação do software i-Educar na rede de ensino da capital passou por mais uma etapa durante toda essa semana. A equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Ministério da Educação (MEC) realizou reuniões de levantamento das necessidades da Semed, para adaptação do i-Educar, para atender ao município.


O foco do seu desenvolvimento é a gestão eficaz do sistema de ensino escolar, principalmente na esfera pública. A consultora de gestão educacional e TI do MEC, Suely Faria, explica que o trabalho de implantação do sistema é uma iniciativa da Semed, discutida pela própria secretaria e com o apoio do Ministério. “Para a efetiva implantação do i-Educar é necessário que aconteça a capacitação de pessoal no sistema, bem como a infra-estrutura das escolas seja adequada à referida implantação”, explica Suely. O sistema será aplicado em uma escola-piloto, escolhida por uma equipe da Semed, para teste, antes de ser colocado em prática na rede como um todo.


O i-Educar é um software aberto para adequações das necessidades apresentadas pela rede. “Trata-se de um sistema que irá contribuir para a gestão, tanto da sede da Semed, quanto das escolas e irá contribuir para solucionar problemas buscando resolver a questão em tempo”, acrescenta Suely.


A consultora juntamente com os técnicos do setor de tecnologia da informação do MEC, Pedro Luiz Martins Cruz, gerente de tecnologia e Bruno Araújo Lustosa vieram ao município com o objetivo de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos diversos setores da Semed a fim de adaptar o i-Educar para atender as demandas locais.


A chefe de gabinete da Semed, Josefa Conceição, também participa das reuniões de customização do software. Ela explica que no termo de cooperação técnica firmado entre a secretaria e o MEC, dentre as quais a implantação do i-Educar, caberá à secretaria, como contrapartida, a formação de pessoal para a gestão do sistema e a estruturação da rede. “Além disso, o governo federal disponibilizou 95 kits de informática, através do ProInfo Rural, para instalação em cada secretaria escolar. Desse total, recebemos 25 e até a implantação do novo sistema, todas as máquinas estarão aqui para utilização”, declara Josefa.




O secretário Thomaz Beltrão está à frente das discussões referentes a esse termo de cooperação técnica desde o início. “Teremos um novo momento na educação pública de Maceió. A prefeitura da capital estará oferecendo uma educação de qualidade não apenas para o hoje, mas para o futuro”, conclui Beltrão.






Nenhum comentário: