As histórias infantis que antes eram contadas em salas de aulas ganharam novo espaço. A biblioteca da escola Paulo Bandeira inaugurada há pouco tempo proporcionou as crianças do I ao II período um mergulho no mundo dos contos. A rotina das aulas cedeu lugar a uma tarde lúdica- bem diferente- onde os fantoches e os bonecos foram os personagens principais da história. Pelo menos um dia na semana cada turma terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo da literatura infantil no mais novo ambiente projetado para o encontro entre as crianças e o livro.
Será assim, afirma a professora Edja Amorim. Ela explica que toda semana um conto será escolhido. A idéia, segundo ela, é estimular a leitura, melhorar a escrita e ampliar o vocabulário. “Após a apresentação de cada história na biblioteca as crianças desenvolvem outras tarefas em salas de aula”. Diz a professora explicando que em seguida é feito um reconto, incentivando a verbalização da história, a ilustração e por fim a dramatização.
Em círculos- em posições bastantes confortáveis-onde todos podiam ver as ilustrações do livro e a dramatização da professora a narrativa começou. Emily Maia da Silva, de 7 anos se encantou com a leitura da história dos três porquinhos. Já Vitor Emanuel da Silva de 9 anos preferiu a história de João Grilo contada por Geanny Galvão, responsável pelas atividades desenvolvidas na biblioteca. Ela pretende promover oficina de leitura, formação de professores e visitas de escritores alagoanos, bem como eventos no mês em que se comemora o dia do livro-outubro.
Geanny conta que a proposta é despertar nas crianças o interesse pela leitura e pelo conhecimento. Segundo ela, as aulas terão agora outro direcionamento com o apoio da biblioteca. Ela explica ainda, que esse projeto faz parte de sua tese de especialização em Gestão Publica da Ufal,“é uma ação motivada pela intervenção que visa contribuir para emancipação humana e desenvolvimento das crianças”, enfatiza Geanny.
Para a Coordenadora, Regina Célia, a biblioteca representa mais uma ferramenta que estimula o interesse pela leitura. Ela diz que “A leitura abre novos horizontes” e complementa que o uso da biblioteca é mais um auxílio para o professor nas atividades pedagógicas.
A diretora, Avanir Rodrigues informou que o projeto tem como objetivo o incentivo a leitura como uma forma de contribuir para o aprendizado do aluno. “Muitos não tem se quer livros em casa e a biblioteca é um acesso a leitura. Cada turma terá seu horário. Manteremos aberta também durante o recreio”, Avanir anunciou que o projeto também vai contemplar os estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário