sexta-feira, 22 de julho de 2011

Palestra debate transtornos globais do desenvolvimento do autismo


Foto: Mauro Fabiani






A secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial (DEE) realizou, nesta sexta-feira (22), mais uma palestra sobre autismo. Com o tema “Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) – Autismo”, a psicóloga Silvana Paula Alcântara falou sobre avaliação de habilidades, orientações didáticas e metodológicas para portadores de autismo.


A palestra, segundo a diretora do DEE, Andressa Pedrosa, foi dirigida para professores da educação infantil e fundamental da rede pública e particular de ensino, além de pais de alunos e gestores escolares, e teve a intenção de chamar a atenção da comunidade escolar para os diversos métodos de lidar com a criança portadora de autismo.



A palestra teve início com a apresentação de um documentário, que fala sobre a vida de Temple Glandin, diagnosticada como autista aos dois anos de idade e que passou por momentos difíceis, vindo a se tornar cientista em comportamento animal e que hoje, aos 62 anos, é uma grande porta-voz da causa autista.



Em seguida, a psicóloga Silvana Alcântara que também faz parte da coordenação da saúde mental da SMS, falou, entre outras coisas, sobre o Programa Teacch que tem como objetivo principal, ajudar a criança com autismo a crescer da melhor maneira possível. “Esse programa confirma os aspectos de uma estratégia por meio da organização que tem mostrado útil em salas de aula, independentemente da idade”, afirma.



O Programa Teacch está no ensino de capacidades de comunicação, organização e partilha social. “É sempre bom ler para crianças autistas, livros que tenham muitas figuras, que contenham assuntos que elas gostem e que seja assuntos vivenciados por ela”, disse Silvana.



A palestrante disse ainda, que os sintomas do autismo geralmente persistem ao longo de toda vida. Para ela, os transtornos do espectro autista são considerados modernamente como um conjunto heterogêneo de síndromes clinicas, tendo em comum a tríade de comportamentos de interação social recíproca, comunicação verbal e não verbal e comportamento repetitivos e estereotipados.



A Semed tem hoje, 58 professores na rede municipal de ensino que trabalham com crianças autistas distribuídas em 41 salas de recursos multifuncionais.


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