sexta-feira, 15 de julho de 2011

Semed mostra importância dos portfólios para educação especial

Foto: Mauro Fabiani





A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial (DEE) realizou nesta sexta-feira (15), mais uma formação para professores da rede que trabalham com crianças especiais. O objetivo, de acordo com a técnica do DEE, Keila Fragoso, é mostrar a todos os professores envolvidos no atendimento com crianças de necessidades especiais, o uso correto dos portfólios para a educação e o desenvolvimento destes estudantes.


Essa formação contou com a presença da professora Maria Almerisa da Costa, que leciona Escola Municipal Pedro Suruagy. Ela falou da importância do uso correto dos portfólios na educação constituindo uma estratégia que corresponde às necessidades de se aprofundar no conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, de modo a assegurar-lhe, a cada vez, melhor compreensão e mais elevados índices de qualidade dos alunos com necessidades especiais. “Com o portfólio corretamente preenchido, temos o mapeamento das necessidades dos alunos, do que professor fez e quais os resultados na melhoria destas crianças”, afirmou.

O trabalho apresentado pela professora Almerisa na construção de um portfólio, foi dividido em seis etapas: identificação da escola, horário de atendimento, relação dos alunos atendidos na sala de recursos, os encaminhamentos feitos pelos professores, o relatório do aluno e o plano de Atendimento de Educação Especial (AEE) apresentado de uma aluna específica, que serviu de exemplo para outros estudantes com as mesmas características.

A diretora do DEE, Andressa Pedrosa explicou que estas formações acontecem quinzenalmente e servem para a socialização de todos os professores da rede, que trabalham com educação especial, além de apresentação de estudos de casos específicos que trabalham com crianças especiais.

Atualmente, a Semed, possui 42 salas de recursos multifuncionais, entre as quais, 22 delas foram contempladas com recursos federais do MEC, para a implantação do programa escolas acessível, que irá adequar nestes prédios escolares, rampas de acesso, alargamento de portas, entre outros benefícios.

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