Foto: Mauro Fabiani
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió recebeu na última sexta-feira (15), no auditório Paulo Freire, diretores e coordenadores da rede municipal de ensino para discutir temas relativos ao programa Mais Educação. O 5º Encontro de Diretores e Coordenadores do Programa Mais Educação discutiu temas como: a Prestação de contas, o Educa censo, PDDE Web (recadastramento), o pagamento dos monitores, os recursos do Mais Educação, entre outros.
Na abertura do encontro foi exibido um vídeo sobre educação integral. Segundo a coordenadora do programa “Mais Educação” em Maceió, Edleuza Maciel, com a educação integral a escola promove, além do ensino, atividades primordiais ao desenvolvimento cultural da criança, como música, dança e esportes.
Além de esclarecer dúvidas sobre o tema e informar sobre as instituições que ainda devem prestações de contas de períodos anteriores, Maria Geovanine Cavalcante, técnica do setor de prestação de contas, abordou os erros mais comuns nas prestações de contas e como evitar sua recorrência. Já Marcia Amaral, coordenadora do Departamento de Dados e Informações, reiterou que as informações do censo escolar são essenciais para o repasse das verbas federais para as escolas.
A apresentação da Proposta do Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil de Maceió foi feita por Danielle Mesquita, pedagoga e Roseane da Silva, assistente social. Nela foi discutida a importância da articulação do Programa Mais Educação com as políticas de educação que respaldam o PETI e amplia as oportunidades de convívio social das crianças e adolescentes do plano.
Segundo Edleuza, uma das finalidades do Programa Mais Educação é prevenir e combater o trabalho infantil, a exploração sexual e outras formas de violência e violações de direitos de crianças, adolescentes e jovens. “O principal objetivo desta formação consiste na concretização de um trabalho intersetorial proposto pelo Programa Mais Educação desde a sua criação através da portaria interministerial nº 17/MEC”, informou.
A equipe do Mais Educação enfatizou a importância do recadastramento das escolas no PDDE WEB, destacando que sem essa ação as escolas não receberão os recursos devidos para execução das atividades programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário