terça-feira, 5 de julho de 2011

Programa Mais Educação firma parceria com ações do Peti

Foto: Mauro Fabiani

As parcerias do programa Mais Educação da secretaria municipal de Educação (Semed) devem ser ampliadas para o atendimento às crianças e adolescentes assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Reunião nesse sentido discutiu os termos das ações com o Peti, da secretaria municipal de Assistência Social (Semas). O objetivo é oferecer uma programação diferenciada daquelas desenvolvidas na sala de aula e vinculadas ao chamado “fazer pedagógico”.


A coordenadora técnica-pedagógica da Semas, Danielle Mesquita, apresentou a nova proposta apresentada pelo ministério de Desenvolvimento e Combate á Fome (MDS), a qual prevê a integração das políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal junto aos municípios. “Todas as questões têm o foco sócio-educativo, para marcar princípios como resgate à cidadania, relações interpessoais e a construção do saber, por meio de ações pedagógicas coletivas, a partir dos trabalhos com os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos”, cita ela. “O governo federal tem a concepção de continuar a articulação das diferentes áreas, como educação, saúde e esporte e lazer”, acrescenta a coordenadora do Mais Educação, Edileuza Maciel.


Ainda conforme Danielle, apesar de o Peti tratar de atividades fora da sala de aula, aspectos extra-curriculares e o acompanhamento familiar representam o foco de trabalho aplicado pelo programa.


Depois da reunião entre os parceiros na manhã desta terça-feira (5) a integração ficou ainda mais forte, com o compromisso de oferecer, por parte da Semed, a formação continuada aos professores do Peti. “Saímos da reunião muito satisfeitas, pela receptividade obtida junto à coordenação do Mais Educação e o resultado é a oferta de um programa cada vez mais sólido para a população atendida pelo município”, ressalta a coordenadora-técnica de Serviço Social da Semas, Roseane Farias.


A coordenadora do Mais Educação, Edileuza Maciel, informa que as técnicas da Semas participam de nova reunião de trabalho no próximo dia 15, na própria Semed. “Na oportunidade, haverá uma apresentação para os professores comunitários e diretores do Mais Educação, com a proposta de ampliar o atendimento. A partir daí, será definido como se dará essa parceria entre os programas”, encerra Edileuza.

Nenhum comentário: