A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Apoio Integral a Criança e Adolescente (Caica) realiza, na próxima quarta-feira (13), a partir das 9 horas, no auditório do Teatro Marista, o I Seminário em comemoração aos 21 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que foi implantado no País, em 13 de julho de 1990.
O Estatuto estabelece direitos e deveres às crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar, além de medidas socioeducativas aos jovens em conflito com a lei. De acordo com o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, o evento tem como objetivo divulgar o ECA, enquanto um instrumento de promoção de garantia de direitos das crianças e dos adolescentes.
Para o coordenador do Caica, Cristovão da Silva, a importância do ECA para sociedade é indiscutível, já que ele visa proteger a integridade da criança e do adolescente, dando-lhe proteção em diversas áreas como saúde, educação e assistência social. “Para que possamos colocar em prática o estatuto na integra, é fundamental que a sociedade e o governo possam trabalhar em conjunto”, afirma.
Cristovão ressalta ainda, que o ECA, nestes 21 anos de existência, vem comprovando que trata de um importante instrumento para a garantia e preservação dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
Programação:
8h:30 – credenciamento
9h – apresentação cultural
9h30 palestra Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do adolescente – Gilberto Irineu (presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL)
10h30 – debate
12h – almoço
14h – mesa redonda – Tema: Bullying identificar para prevenir e erradicar esse terrível fenômeno social com as participações de Giovanna Carneiro (psicóloga), Cláudio Soriano (presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente da Sociedade Alagoana de Pediatria) e Fernando Tourinho (juiz da Criança e do Adolescente)
15h15 – debate
15h45 – palestra: 21 anos do ECA: avanços e retrocessos na aplicabilidade da lei com o presidente da Comissão da Criança e do Adolescente na OAB, José Edmilson de Souza
16h20 – debate
17 - encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário