quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Instituto Ayrton Senna vai implantar projetos em Maceió






A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, esteve reunida, nessa quarta-feira (28), com representantes do Instituto Ayrton Senna e a equipe de diretores e coordenadores das nove escolas que serão beneficiadas com os programas Se Liga e Acelera, desenvolvidos pela entidade. Sandra Ponzio, gerente de projetos, e Risalia Calazans, agente técnica, ambas do Instituto Ayrton Senna, tiveram a oportunidade de socializar o objetivo dos projetos com os 40 profissionais da rede municipal de Maceió.


A medida representa um avanço na redução da distorção entre a idade do aluno e a série cursada. A secretária Ana Dayse compreende que o momento é o mais propício para a implantação dos programas. “Tudo acontece no tempo certo. Há uma motivação e uma credibilidade da gestão pública. Os investimentos estão chegando e vencendo a burocracia. E até o final do ano, vamos dar um salto”, destacou.

Os programas são de correção de fluxo para o Ensino Fundamental, apesar de terem focos diferentes. O Se liga está direcionado para alfabetização, já o Acelera foca na redução da distorção idade/série.
“Projetos que são aplicados nas redes públicas trazem também a produção de conhecimento, pois tudo que acontece nas salas é recebido e multiplicado com outros parceiros”, salientou Sandra. Ainda de acordo com a gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, a entidade tem a crença de que os projetos atendem algumas das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). “A distorção é uma mazela que precisamos superar no tocante a Educação, pois o aluno retido tende a ficar desmotivado”.
Para Fatima Maciel, da Escola Nosso Lar I, os programas são uma forma de humanizar a educação. “O aluno precisa entender que a escola é um meio de crescimento. O aluno não pode achar que a escola não o ajuda a superar”, colocou.

De acordo com a secretária, o Instituto convidou Maceió a ingressar no programa. “Nosso município foi uma das cinco cidades consultadas. Os programas virão para nos auxiliar no combate à repetência, fator que gera a distorção entre a idade e a série” comentou Ana Dayse.
Em Maceió, nove escolas foram selecionadas e, até 2018, a meta é atender as 53 que apresentam casos de distorção idade/série. A escolha se deu por estas unidades juntas apresentarem mais de 40% da distorção idade/ano.
Escolas que serão atendidas:
Escola Municipal Nosso Lar I;
Escola Municipal Octavio Brandão;
Escola Municipal Marilucia Macedo;
Escola Municipal Maria de Fátima Lira;
Escola Municipal Frei Damião;
Escola Municipal Silvia Celina;
Escola Municipal Natalina Costa;
Escola Municipal Hévia Valéria;
Escola Municipal Carmelita Gama.

Adriana Thiara Oliveira/ Ascom Semed

Nenhum comentário: