segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Escolas de Maceió farão matrículas de novos alunos pela internet



Projeto Plantar - Prefeito Rui Palmeira Visita Escola Hebert de Souza Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Projeto Plantar – Prefeito Rui Palmeira Visita Escola Hebert de Souza
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A rede municipal de ensino de Maceió dará início ao período de pré-matrícula nas escolas públicas da capital no próximo dia 26 de janeiro de 2015 para novos alunos. A novidade deste ano é que o processo será feito pela internet, por meio do endereço eletrônico da Prefeitura de Maceió. Com isso, está totalmente descartada a necessidade de pais ou responsáveis passarem dias em fila na porta das escolas.

A comissão de matrículas criada no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já começou a trabalhar. Na segunda quinzena de dezembro, foi feita a renovação de matrícula dos estudantes que já fazem parte da rede municipal de ensino. Até o dia 7 de janeiro, as escolas devem encaminhar ao grupo a relação de vagas disponíveis para serem ocupadas por estudantes removidos para 2015.
A pré-matrícula deve ser feita através do endereço www.maceio.al.gov.br e será amplamente divulgada pelo site oficial da Prefeitura de Maceió. Para todo o trabalho, o município adquiriu o Sistema de Controle e Administração Escolar (SisLame). Todo o cronograma do trabalho foi definido através de portaria e publicado no Diário Oficial do Município, edição do dia 19 de dezembro de 2014.
A matrícula dos estudantes removidos entre as unidades da rede municipal de ensino será feita entre os dias 12 e 15 de janeiro, nas próprias escolas municipais. Entre os dias 26 e 31 será o processo de pré-matrícula para os novos alunos. “Nessa fase, quando os pais ou responsáveis acessarem o site criado para esse serviço, deverão apontar três opções de escolas e, com base nas informações fornecidas, o próprio sistema eletrônico irá indicar o local disponível para efetivar a matrícula do aluno”, explica a coordenadora da comissão da Semed, Kay Guimarães.
As vagas disponibilizadas serão informadas a partir do dia 7 de fevereiro, quando os pais devem consultar o endereço eletrônico novamente. E, a partir do dia 9, apresentar a documentação necessária nas unidades de ensino até o dia 20. “É quando o aluno estará, efetivamente, matriculado. É importante destacar que a matrícula só será confirmada com a entrega da documentação, para que as pessoas não confundam a fase inicial como sendo a final”, acrescenta Kay.
Para os pais sem acesso à rede mundial de computadores, o setor de tecnologia da Semed irá disponibilizar um espaço na sede da secretaria, no bairro da Cambona, para que não haja qualquer prejuízo aos interessados.
O ano letivo de 2015 está previsto para começar no dia 9 de março, para as escolas que concluem o calendário até 30 de janeiro. Para aquelas que estão com calendário especial e a previsão de encerrar o ano letivo de 2014 entre 1º de fevereiro até 30 de março, o próximo ano escolar começa no dia 4 de maio e as demais, deverão consultar a coordenação de Normas e Legislação da Semed.
Ascom Semed

Nenhum comentário: