sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Inscrições para o Projovem 2015 estão abertas até dia 31 de janeiro



As matrículas para o Programa de Inclusão de Jovens e Adultos (Projovem) já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro. Essas vagas são destindas a jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental no tempo regular.
Os interessados precisam comparecer à sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) – Rua General Hermes, Cambona – ou em qualquer escola municipal que tem Ensino Fundamental, com a documentação necessária: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar (originais e cópia). Aqueles que não possuem o histórico escolar podem fazer no ato da matrícula um teste de proficiência.
PROJOVEM
A diretora-geral de Ensino da Semed, Sônia Moraes, explica que dentro do possível, as escolas que vão participar do Projovem são próximas das residências dos alunos. “Por isso é importante que se busque fazer de imediato a inscrição para que as turmas sejam formadas. Dessa forma, será facilitado o trabalho da equipe que colocará os estudantes em instituições de ensino mediante os parâmetros de localização residencial dos mesmos”, disse ela.
A coordenadora do programa em Maceió, Solange Gouveia, também alerta os jovens interessados de que estes devem participar do programa o mais cedo possível, pois a antecipação garante a matrícula em uma escola perto de sua moradia.
Para os que não têm onde deixar os seus filhos enquanto assistem às aulas, o programa também oferece assistência. Porque na própria escola que os estudantes estarão, haverá pessoas qualificadas para cuidar dessas crianças. 
Saiba mais
Criado em 2005 e reestruturado em 2008 – quando passou a ser chamado de Projovem – o programa federal é uma extensão da Política Nacional de Juventude e se divide em quatro modalidades (Adolescente, Urbano, Campo e Trabalhador), voltada a jovens com diferentes perfis. Cada uma dessas categorias é gerida por um órgão federal diverso, mas sempre conta com a parceria de estados e municípios.
O ProJovem Urbano é para os jovens de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental. Estes participam de um curso com duração de 18 meses ininterruptos, com carga horária de duas mil horas. O Projeto Pedagógico Integrado (PPI) prevê a articulação em três dimensões: instrução básica no Ensino Fundamental por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos; qualificação profissional inicial por meio de uma formação técnica geral e técnica específica e a formação para a participação cidadã.
Os jovens recebem o certificado de Ensino Fundamental e uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00. Para receber a ajuda de custo regularmente, é preciso ter assiduidade nas aulas e participar das avaliações mensais. Além disso, o programa oferece material gratuito e merenda escolar.
Atualmente, a coordenação do Projovem Urbano está sob responsabilidade do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). Dessa forma, o Projovem integra a política educacional, sendo desenvolvido na modalidade de Educação de Jovens e Adultos em articulação com as políticas públicas de juventude.
Em 2012, 158 entes federados estavam oferecendo o programa, sendo – em média – 138 municípios incorporados a 18 capitais e o Distrito Federal. Portanto, 110 mil jovens de todas as regiões do Brasil foram beneficiados.
Manuela Félix (estagiária)/Secom Maceió


Nenhum comentário: