quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Diretores e técnicos fazem treinamento para a pré-matrícula de novos alunos




Diretores e técnicos das 135 escolas da Rede Municipal de Ensino participam nesta quarta-feira (21) do treinamento sobre a plataforma da pré-matrícula online.
O serviço de matrículas pela internet estará disponível a partir do dia 26 de janeiro com o objetivo de possibilitar o acesso de forma igualitária aos candidatos a uma vaga. O processo de pré-matrícula será apenas por meio da internet, no endereço www.maceio.al.gov.br.
Os diretores e técnicos tiveram acesso ao ambiente de pré-matrícula visando conhecer e, a partir da próxima semana, auxiliar os pais e candidatos a uma vaga em caso de dúvidas. Para Leila Moreira, técnica da Semed, o sistema é de uso simples. “É um sistema de fácil acesso e autoexplicativo. Será muito simples e rápido”.
Segundo a coordenadora da Comissão de Matrícula, Kay Guimarães, caso ainda persistam as dúvidas sobre como efetuar a matrícula, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) manterá 18 escolas polo, além do atendimento na sede da Secretaria. “Nas escolas polo, os candidatos podem tirar dúvidas e até efetuar a pré-matrícula, caso ele nao tenha acesso à internet”.
Sistema elimina filas na porta das escolas
Para a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, com o sistema de matrículas online, Maceió dá início à coleta dos dados educacionais e deve acabar as filas e reserva de vagas. “Assim, fica descartada a necessidade de pais ou responsáveis passarem dias em filas nas portas das escolas, além de gerar para o Município dados educacionais de forma mais rápida”, disse.
As vagas disponibilizadas serão informadas a partir do dia 7 de fevereiro, quando os pais devem consultar o endereço eletrônico novamente. E, a partir do dia 9, apresentar a documentação necessária nas unidades de ensino até o dia 20. “É quando o aluno estará, efetivamente, matriculado. É importante destacar que a matrícula só será confirmada com a entrega da documentação para que as pessoas não confundam a fase inicial como sendo a final”, acrescenta Kay.
O ano letivo de 2015 está previsto para começar no dia 9 de março para as escolas que concluem o calendário até 30 de janeiro. Para aquelas que estão com calendário especial e a previsão de encerrar o ano letivo de 2014 entre 1º de fevereiro e 30 de março, o próximo ano escolar começa no dia 4 de maio e as demais deverão consultar a coordenação de Normas e Legislação da Semed.
Para todo o trabalho, o município adquiriu o Sistema de Controle e Administração Escolar (SisLame). O cronograma do trabalho foi definido através de portaria e publicado no Diário Oficial do Município, edição do dia 19 de dezembro de 2014.
Adriana Thiara Oliveira – Ascom Semed


Nenhum comentário: