quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Eleições para gestor escolar: segunda etapa acontece nesta quinta


Alunos da Rede Municipal. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

As eleições para diretores e vice-diretores escolares para a gestão do triênio 2016/2019 será realizada nesta quinta-feira (28). A votação ocorrerá em 10 unidades de ensino que tiveram suas chapas inscritas e homologadas pelo Departamento de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

De acordo com Ana Deise Omena, integrante da Comissão Central Eleitoral, participam da segunda etapa, escolas que no primeiro pleito tiveram suas chapas indeferidas por diversos motivos como a falta de candidatos e chapas ou pelo fato de os candidatos não terem participado do curso de gestão, um dos pré-requisitos para concorrer à eleição.
Poderão participar da votação, funcionários da escola (professores e técnicos), pais de alunos matriculados na unidade de ensino e alunos maiores de 16 anos. A captação de votos acontecerá na própria escola, no horário de 8h às 17h. Nas unidades que ofertam a modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), o horário de votação será estendido até às 20h. Para votar é necessário, somente, apresentar um documento oficial com foto.
Os votos serão apurados e divulgados no mesmo dia, na própria escola. Já o resultado oficial do pleito, de acordo com a Gestão Democrática da Semed, será divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) até 72 horas após o término da eleição. A cerimônia de posse dos novos gestores deverá ocorrer em março.
Nas últimas eleições, 86 escolas da rede participaram do pleito e tiveram resultado deferido, a votação ocorreu em  17  de dezembro de 2015 e o resultado oficial foi publicado na edição do DOM do dia 29 do mesmo mês. A solenidade de posse, realizada dia 11 de janeiro, contou com a participação do prefeito Rui Palmeira e da secretária de Educação Ana Dayse Dorea.
Amanda Bezerra (estagiária)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: