terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Gestores eleitos da Rede Municipal de Ensino tomam posse






As unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino vivenciam um momento de renovação. A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, durante a tarde desta segunda-feira (11), a posse dos diretores e vice-diretores da Rede Municipal de Educação. A solenidade ocorreu na sede da Escola Superior de Magistratura (Esmal) e contou com as presenças do prefeito Rui Palmeira, do vice-prefeito Marcelo Palmeira, da gestora da Semed, Ana Dayse Dorea, e do presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Kelmann Vieira.

Escolhidos por meio de eleição realizada em dezembro do ano passado, os gestores da educação foram selecionados para atuar em suas respectivas unidades de ensino, durante o triênio de 2016/2019.  Os 86 diretores, bem como seus respectivos vice-diretores, assumem com o desafio de construir uma gestão democrática, coletiva e compartilhada, visando manter a integração entre professores, servidores e pais dos alunos.



O prefeito Rui Palmeira presidiu a cerimônia e destacou a importância dos novos gestores para a Rede Municipal de Ensino. “Maceió necessitava desta eleição. “Entendemos que era positivo que houvesse um limite máximo no tempo à frente das escolas. Os novos diretores chegam motivados e dispostos e isso, obviamente, vai se somar aos esforços e aos grandes investimentos na Educação. Temos certeza de que esses novos diretores irão firmar esse compromisso com a Educação. Certamente, nós da Prefeitura estaremos ao lado dos gestores eleitos buscando sempre melhorar a qualidade de ensino de Maceió”, destacou.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira  destacou as ações da Prefeitura para a melhoria dos indicadores da Educação municipal. “Desejamos um bom mandato aos novos gestores. A Prefeitura caminha lado a lado com a Educação, tendo as melhorias como meta. Com todo esse conjunto de ações, certamente, o resultado será um ensino de qualidade bem melhor, o que proporcionará um futuro mais promissor para as nossas crianças”, ressaltou.



A gestora da Semed, Ana Dayse Dorea, lembrou que a eleição cumpre o que está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, mas pleito passou por uma atualização da legislação e regulação de todo o processo. Ela também explicou que todos os gestores eleitos passaram por um processo novo de capacitação, que contou com um curso teórico de formação em gestão pública, assim tornaram-se aptos a concorrer à eleição. Outra novidade, segundo ela, é a exigência do pacto de gestão: “Cada gestor assinou um pacto, assumindo o compromisso de alcançar metas para o bom desempenho das escolas”.





Entre os momentos da solenidade estiveram a assinatura do Pacto de Gestão e a do Termo de Posse. A diretora eleita Joelma Bezerra de Couto, da Escola Maria de Fátima Lira, representou os novos gestores. Em seu pronunciamento, ela agradeceu e parabenizou a Prefeitura e a Semed por compreenderem a importância do processo de gestão democrática nas escolas e respeitarem essa conquista.
A nova diretora disse: “Acredito que todos estão sentindo o mesmo que eu. Temos um desejo de mudança. Um novo olhar, um novo fazer se farão presentes em nossa gestão. Quando acreditamos na educação, assumimos um compromisso com a sociedade, contribuindo com uma educação de qualidade e fazendo a diferença na vida de nossos alunos”.
O presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Kelmann Vieira, comentou sobre a união de esforços pelo bem da educação. Ele nomeou o momento como um marco no processo de mudança na educação e uma quebra de paradigmas. “A verdadeira mudança só acontece quando houver uma transformação em todo o processo que envolve a educação. Esse investimento forte na educação que o prefeito Rui Palmeira vem realizando na Rede Municipal de Ensino refletirá futuramente no progresso das crianças e adolescentes”, pontuou Vieira.
A Escola Hermínio Cardoso, de Fernão Velho, levou uma apresentação musical com os estudantes acompanhados pelo programa Mais Educação. Os estudantes emocionaram o público interpretando composições próprias, construídas em oficinas de textos. Os vereadores Guilherme Soares, presidente da Comissão de Educação e Silvio Camelo também estiveram presentes na solenidade.
Secom Maceió


Nenhum comentário: