segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Semed inicia segunda etapa da campanha para novos gestores



Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Começou nesta segunda-feira (18) e vai até o dia (25) deste mês, a segunda etapa de campanha eleitoral para diretores e vice-diretores das escolas da Rede Municipal de Educação de Maceió. Nesta nova convocação, 10 unidades de ensino tiveram suas chapas inscritas e homologadas pelo departamento de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A votação ocorrerá no dia 28 deste mês.
De acordo com a integrante da comissão Central Eleitoral, Ana Deise Omena, participam da segunda etapa, escolas que no primeiro pleito tiveram suas chapas indeferidas por vários motivos: por falta de candidatos e chapas, por pendências na prestação de contas ou pelo fato de os candidatos não terem participado do curso de gestão.
A exemplo da eleição ocorrida em dezembro, na qual foram eleitos 86 novos diretores e vice diretores, todos os postulantes ao novo pleito concluíram o curso teórico de formação em gestão pública, sendo este um dos pré-requisitos para concorrer à eleição.
Além do curso, que objetiva capacitar os novos gestores, outro diferencial deste ano foi o pacto de gestão, sustentado na aprovação da Lei 6.482 de 22 de outubro de 2015, que regulamenta novas diretrizes como as atribuições de diretores e vices e as condições para candidatura. O pacto estabelece o compromisso dos novos gestores em alcançar metas para o bom desempenho das escolas.
Eleição
Com o intuito de preparar aqueles que atuarão diretamente da eleição do próximo dia 28, a Semed promoveu um curso de formação para membros do conselho escolar – formado por funcionários, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pais de alunos, além da mesa receptora composta por presidente e dois mesários. Para assegurar a credibilidade do processo eleitoral, técnicos da Semed estarão presentes nas 10 escolas onde ocorrerão as eleições.
De acordo com a Gestão democrática, os votos serão apurados e divulgados no mesmo dia, na própria escola. Já o resultado oficial do pleito será divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) até 72 horas após o término da eleição. Ainda de acordo com o departamento, a cerimônia de posse dos novos gestores deverá ocorrer em março. Conforme calendário, a divulgação do material de campanha nas instituições participantes se estende até dia o 25 deste mês. No dia seguinte, toda propaganda eleitoral deverá ser retirada.
Thiago Guimarães (estagiário)/Ascom Semed

Nenhum comentário: