sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Posse dos diretores escolares acontece na segunda (11)




A solenidade de posse dos diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de Maceió será realizada na próxima segunda-feira (11), às 14 h, no auditório da ESMAL. A cerimônia será simbólica, pois há duas datas de início de mandato: a primeira ocorre antes da cerimônia, no dia nove de janeiro; a segunda acontece no dia 12 de maio, conforme o calendário de mandatos.
Durante a posse, os novos gestores terão o primeiro contato com representantes de conselhos e departamentos escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ótima oportunidade para estreitar os laços para a gestão do triênio 2016/2019.
O resultado da eleição, que aconteceu no dia 17 de dezembro, foi homologado e publicado na edição de 29 de dezembro de 2015, do Diário Oficial do Município (DOM). O processo eleitoral transcorreu entre os meses de outubro e novembro de 2015.
Na edição de 2015, 120 escolas deveriam eleger novos gestores. Destas, apenas 107 candidaturas foram registradas pela comissão eleitoral e 88 diretores e vice-diretores foram eleitos. Em comparação com 2011, houve uma efetiva participação feminina e algumas escolas apresentaram duas chapas, o que demonstra o interesse em participação e envolvimento da comunidade escolar na busca de mudanças.
Marta Palmeira, vice-presidente da comissão eleitoral da Semed, atribuiu a aprovação da lei 6.482 de 22 de outubro de 2015, que regulamentou novas diretrizes como as atribuições de diretores e vices e as condições para candidatura, como o grande diferencial deste ano. Entre as novidades, destaca-se a criação do curso de formação de gestores escolares e o pacto de gestão, que estabelece metas para os novos gestores.
Cerca de 400 profissionais da educação participaram do curso com carga horária de 80 h, totalmente online (modalidade EAD – uma inovação nas formações da Semed) e com os temas finanças, administração, recursos humanos e pedagógico. Além disso, o impedimento de candidatos inadimplentes em suas prestações de contas e, principalmente, o fim dos mandatos consecutivos por mais de duas gestões.
“O processo democrático deve ser vivido na escola, e fora dela, diariamente, pois uma gestão se faz em equipe e se a equipe estiver envolvida, há mais chance de a gestão da escola dar certo. A participação da comunidade foi determinante para o sucesso desta eleição”, enfatizou Marta Palmeira.
Algumas escolas ficaram de fora do processo eleitoral por motivos diversos, entre eles, algumas tiveram o resultado impugnado, outras não tiveram candidatos. Há ainda as que estão em reforma e mais algumas que enfrentaram problemas com urnas. A Comissão Eleitoral estabelecida por meio de portaria já trabalha com um calendário de eleições para janeiro deste ano, e se preparam para realizar as mesmas etapas de convocação, sensibilização e orientação aos candidatos.
Ascom Semed/ Thiago Guimarães

Nenhum comentário: