segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Rede Municipal abre pré-matrículas para novos alunos



Pais e responsáveis devem acessar a página da Prefeitura para se cadastrar.
Foto: Secom Maceió.

Os pais e responsáveis interessados em matricular seus filhos na Rede Municipal de Ensino devem ficar atentos. A partir desta segunda-feira (18), a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), disponibiliza o sistema de pré-matrículas online para ingresso de novos alunos nas escolas do Município.
O procedimento é feito por meio da internet. Para solicitar, o interessado deve acessar a página da Prefeitura e clicar no banner da Pré-matrícula. A coordenadora de Matrícula da Semed, Kay Guimarães, esclarece: “Não existe outra forma de acesso à Rede Municipal de Ensino que não seja através do site da pré-matrícula. O responsável entra no site maceio.al.gov.br e clica no banner, que vai direcioná-lo para a área específica. O processo é simples. Basta seguir passo a passo, preencher os dados corretamente e imprimir o comprovante no final”, disse.
Esta primeira etapa, que é o processo de cadastro, ocorre do dia 18 ao dia 31 de janeiro. Aqueles que tiverem dificuldade de acessar a internet podem procurar lan houses ou mesmo escolas da rede municipal e verificar a disponibilidade de computadores com acesso à internet e, assim, efetuar seu cadastro.
Os interessados devem atentar para alguns pontos imprescindíveis. Na pré-matrícula, deverão ser inseridas três opções de escolas. “A pessoa vai indicar o nome oficial de três escolas. Para isso, basta percorrer seu bairro ou comunidades vizinhas e verificar os nomes das escolas municipais nas proximidades. São esses nomes que ela deverá inserir corretamente no sistema”, explicou a coordenadora.
No ato do cadastro, é indicado que se tenha também a certidão de nascimento em mãos. Kay alerta que se a data de nascimento estiver errada, o pleiteante estará automaticamente eliminado do cadastro. Outro lembrete é com relação aos alunos a partir do segundo ano do ensino fundamental. O ano de escolarização que o aluno cursará em 2016 (que é informado pela escola de origem) deve ser inserido corretamente no sistema. Um erro nesta informação também é critério de eliminação.
A segunda etapa ocorre de 12 a 15 de fevereiro. O responsável deverá acessar o site novamente. Lá constará o nome da unidade de ensino para qual o filho foi selecionado e o período em que ele deve ir à escola para efetivar a matrícula. A terceira etapa acontece na data indicada, compreendida entre os dias 16 e 19 de fevereiro. Nesse momento, o responsável deverá comparecer à escola, munido da documentação exigida.
Confira a lista de documentos:
Certidão de Nascimento;
Cartão Bolsa Família;
Cartão de Vacinação (até 7 anos);
Cartão do SUS;
Comprovante residência;
Duas fotos 3×4;
Documento de escolarização (declaração ou histórico);
Documento com foto do responsável.

Critérios de seleção/pré-matrícula online:
Idade;
Proximidade da escola:
Ter irmão na escola;
Pessoa com deficiência;
Estudante em correção de fluxo para escolas que ofertam (Correção de Fluxo é aluno com dois anos a mais da idade regular para o ano).
Secom Maceió

Nenhum comentário: