Os alunos com deficiência da Escola Municipal Maria de Lourdes de Melo Pimentel, no Village Campestre, agora podem contar com a Sala de Recursos Multifuncionais Especializada para Atendimento Educacional. O espaço oferece recursos que auxiliarão os alunos no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
A escola atende cinco alunos da educação especial que utilizarão a sala com o acompanhamento de um professor especialista em educação inclusiva para aprender informática, realizar pesquisas e brincar com jogos educacionais estimulando o seu desenvolvimento pedagógico. “Os alunos continuarão a frequentar as aulas com sua turma normalmente e, no contraturno, e em dias específicos, vão utilizar a sala de recursos com o auxílio de um especialista, onde desenvolverão atividades de acordo com o que estará sendo lecionado em sala de aula”, explica a diretora da unidade escolar, Sandra Patrícia Oliveira.
A sala de recursos, que é composta por dois computadores adaptados, um notebook, impressora, jogos educativos, uma bancada adaptada e armários, recebeu o nome do aluno especial Ryan Lucas Oliveira Gomes. “A partir da entrada de Ryan na escola, que é deficiente visual, a unidade passou a receber recursos do Ministério de Educação específicos para o atendimento especial e em parceira com a Semed tornou possível a construção desta sala e abriu portas para o entendimento sobre a importância do trabalho de inclusão social dentro da escola”, destaca.
A sala Escola Municipal Maria de Lourdes de Melo Pimentel foi inaugurada na última sexta-feira (08), mas atualmente, a rede municipal de educação conta com 83 professores especializados que atuam em 72 Salas de Recursos Multifuncionais e 143 professores auxiliares que atuam com estudantes que são público alvo da Educação Especial.
A técnica em Educação Especial da Semed, Maria de Socorro Magalhães, ressalta o desenvolvimento do trabalho da instituição na área: “a Semed dá um suporte fundamental às escolas, disponibiliza o espaço físico, contribui para a formação especializada dos professores, faz o acompanhamento pedagógico nas unidades escolares, e ainda orienta as escolas sobre a importância de ter uma visão de acolhimento destes alunos especiais, que também têm direito a uma educação de qualidade como qualquer outra pessoa”.
Amanda Bezerra (estagiária)/Ascom Semed
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