terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Semed inaugura nova sala de recursos para educação especial



Os alunos com deficiência da Escola Municipal Maria de Lourdes de Melo Pimentel, no Village Campestre, agora podem contar com a Sala de Recursos Multifuncionais Especializada para Atendimento Educacional. O espaço oferece recursos que auxiliarão os alunos no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.



A escola atende cinco alunos da educação especial que utilizarão a sala com o acompanhamento de um professor especialista em educação inclusiva para aprender informática, realizar pesquisas e brincar com jogos educacionais estimulando o seu desenvolvimento pedagógico. “Os alunos continuarão a frequentar as aulas com sua turma normalmente e, no contraturno,  e em dias específicos, vão utilizar a sala de recursos com o auxílio de um especialista, onde desenvolverão atividades de acordo com o que estará sendo lecionado em sala de aula”, explica a diretora da unidade escolar, Sandra Patrícia Oliveira.
A sala de recursos, que é composta por dois computadores adaptados, um notebook, impressora, jogos educativos, uma bancada adaptada e armários, recebeu o nome do aluno especial Ryan Lucas Oliveira Gomes. “A partir da entrada de Ryan na escola, que é deficiente visual, a unidade passou a receber recursos do Ministério de Educação específicos para o atendimento especial e em parceira com a Semed tornou possível a construção desta sala e abriu portas para o entendimento sobre a importância do trabalho de inclusão social dentro da escola”, destaca.
A sala Escola Municipal Maria de Lourdes de Melo Pimentel foi inaugurada na última sexta-feira (08), mas atualmente, a rede municipal de educação conta com 83 professores especializados que atuam em  72 Salas de Recursos Multifuncionais e 143 professores auxiliares que atuam com estudantes que são público alvo da Educação Especial.
A técnica em Educação Especial da Semed, Maria de Socorro Magalhães, ressalta o desenvolvimento do trabalho da instituição na área: “a Semed dá um suporte fundamental às escolas, disponibiliza o espaço físico, contribui para a formação especializada dos professores, faz o acompanhamento pedagógico nas unidades escolares, e ainda orienta as escolas sobre a importância de ter uma visão de acolhimento destes alunos especiais, que também têm direito a uma educação de qualidade como qualquer outra pessoa”.
Amanda Bezerra (estagiária)/Ascom Semed

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