sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Pré-matrícula online contabiliza mais de 14 mil cadastros





Moderno e sem filas. Desde que foi implantado pela Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o sistema de pré-matrícula online tem otimizado o processo de solicitação de vagas na rede para alunos externos. A metodologia foi adotada para o processo de pré-matrículas para o ano letivo de 2015 e volta a ser utilizada para 2016.
Faltando poucos dias para o término de pré-matriculas online 2016, a Secretaria Municipal de Educação já soma mais de 14 mil cadastros. O novo formato permitiu que todo o processo para aquisição de vaga fosse feito via internet, possibilitando um processo democrático, transparente e impessoal, eliminando de vez a prática constante de filas nas escolas públicas de Maceió.
Em 2015, a Educação modernizou o sistema de matrícula online, os interessados em ingressar na Rede Pública Municipal passaram então, a solicitar a vaga via internet. Para a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, a matrícula online inovou a gestão e permitiu avanços.
Ana Dayse relembra que para garantir uma vaga na escola municipal, muitos dormiam nas portas das escolas, marcando lugar. “Foi feito um investimento muito grande junto ao sistema de matrículas online e ao sistema de Administração e Controle Escolar, SisLame. O prefeito Rui Palmeira, assim como eu, ficávamos estarrecidos com as longas filas nas portas das escolas. Não era mais possível fazer a matrícula das nossas escolas em folha de papel, ou em caderno”, destaca a secretária.
A secretária ressalta ainda que a pré-matricula online que se encerra neste domingo (31) está ocorrendo de forma tranquila e descentralizada. “Hoje temos um processo moderno de sistematização de matrícula. A matrícula online permite que aquele que tem condições, faça o cadastro de sua própria casa, na casa do vizinho ou em lan house. Temos recebido suporte nas associações de bairros, nas sedes de Conselhos Tutelares e também das escolas da rede que oferecem computadores com internet”, afirma.
“Quero alertar aqueles que ainda precisam fazer o cadastro para buscar uma vaga na Rede Municipal de Educação. O processo é feito unicamente por meio de sistema, mas o período para cadastro encerra no próximo domingo”, orienta a secretária.
Dados parciais
A coordenadora da Comissão de Matrículas, Kay Guimarães ressalta que durante a pré-matrícula online a Semed vem fazendo o levantamento parcial de quantidade de cadastro de pré-matricula com indicação por escola. O último registro já soma 14 mil cadastros. “Iniciamos o levantamento das vagas por escola, a proposta é termos informações e, com base nesses dados, realizarmos as alocações. Essas informações possibilitam identificar as escolas que possuem mais vagas do que demanda e escolas que possuem mais demandas do que vagas. Estamos dando continuidade a esse trabalho”, explica Kay, acrescentando que, com o processamento dessas informações, é possível mapear os locais de maior demanda e instituir políticas de ampliação da Rede.
Neste segundo ano de pré-matricula online, a coordenadora avalia o processo de forma positiva. “O número de cadastros errados diminuem significativamente em relação ao ano passado, sem contar que pôs fim, de uma vez por todas, às longas filas nas escolas”, lembra a coordenadora.
Pontos de apoio
As escolas são parcerias no processo online de matrículas. O atendimento está sendo feito por todas as escolas da rede que possuem computadores e internet. As unidades têm colaborado com a comunidade facilitando o acesso às solicitações de matrículas aos pais sem acesso à rede.
Modalidades
O processo de pré-matriculas online contempla todas as modalidades, inclusive a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e creche de zero a cinco anos de idade, além do ensino fundamental do 6º ao 9º ano.
A pré-matricula online continua aberta e segue até domingo(31). Para efetuar o cadastro, os pais ou responsáveis devem acessar o site da Prefeitura de Maceió, no endereço: maceio.al.gov.br.
A coordenadora da comissão de matrícula, Kay Guimarães explica que o sistema é simples e autoexplicativo e recomenda: “No ato do cadastro, os pais precisam escolher três opções de escolas, mas para que o cadastro tenha êxito é preciso preenchê-lo corretamente e ter em mãos documentos importantes como a certidão de nascimento, nome oficial da escola e saber o período de escolarização do seu filho”, finaliza Kay.
Janaina Farias/Ascom

Nenhum comentário: