quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Alunos se preparam para as Olimpíadas do Raciocínio


O treinamento online para a próxima fase das Olimpíadas do Raciocínio MindLab teve início nesta quarta-feira (01). Um grupo de 32 alunos, de oito escolas da Rede Municipal de Educação, irá praticar as quatro modalidades de jogos de raciocínio no laboratório de informática da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para competir com mais confiança na etapa nacional.
A primeira fase das Olimpíadas foi a seletiva interna na unidade escolar com os jogos de tabuleiro. A partir dos resultados foram formadas equipes com quatro crianças, cada uma especialista em um jogo diferente (Damas Olímpicas, jogo Octi, jogo Bloqueio ou o jogo Abalone). As escolas se cadastraram para participar da seletiva municipal e concorrem a oito vagas para a próxima etapa nacional, que será online e tem previsão de ocorrer em março.

Enquanto não é iniciada a próxima fase, os alunos aproveitam seu tempo para praticar no computador os conhecimentos obtidos nos jogos de tabuleiro. “Não tem muita diferença no computador ou no tabuleiro. Também estou treinando em casa para tentar uma vaga para a próxima fase”, disse Como Gabriel Henrique, de 12 anos, aluno da Escola Municipal Lindolfo Collor.
A fase final da olimpíada acontecerá em junho, em Roma, na Itália.
Programa Mente Inovadora
As Olimpíadas do Raciocínio fazem parte do Programa Mente Inovadora, que iniciou suas atividades em Maceió em 2013. O programa tem o objetivo de desenvolver habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas dos alunos através de jogos. Atualmente 42 unidades escolares participam do programa e cerca de 15.600 alunos e 380 professores da Rede estão envolvidos.
Carla Gaspar, coordenadora do Programa Mente Inovadora na Semed, destaca os benefícios da participação dos alunos nos jogos. “Eles desenvolvem a capacidade de concentração, paciência, trabalho em grupo e interação. Como eles precisam ler as instruções, isso facilita também na interpretação de sentenças matemáticas. O pensamento do aluno fica mais rápido e eles aprendem também a competir de maneira saudável”, explicou.
Amanda Bezerra (estagiária)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: