sábado, 11 de fevereiro de 2017

Projeto Escola Alerta retoma atividades em vinte escolas da rede



O projeto Escola Alerta – Zika Zero, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã da última quinta-feira (9), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS, a primeira reunião para definir quais escolas da rede receberão as ações prioritárias do projeto neste ano.
Ao todo, serão vinte unidades de ensino contempladas com ações educativas, que visam sobretudo a prevenção, educação ambiental e promoção da saúde. A maioria delas fica localizada na parte alta de Maceió, onde foram verificados uma maior quantidade de casos notificados de dengue, zika e chikungunya, doenças contraídas através da picada do mosquito Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue.
A coordenadora do Ceas, Virgínia Miller, relembra que a única forma de evitar as três doenças é com o combate ao mosquito, através da eliminação dos criadouros do Aedes nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Na oportunidade, a coordenadora fez uma breve apresentação do projeto e socializou os resultados obtidos nos últimos dois anos. Para Virgínia, a participação de todos é fundamental para acabar com a proliferação do mosquito.
“O sucesso do projeto é resultado do envolvimento das crianças, comunidade, profissionais da educação, agentes de saúde e demais instituições parceiras que reconhecem e acreditam na importância desse trabalho. Ao longo deste ano, promoveremos palestras educativas, oficinas, jogos lúdicos, entre outras atividades, no intuito de despertar nos alunos o interesse sobre os riscos e prevenção das doenças causadas pelo mosquito”, explica Virgínia Miller.
No dia 8 de março um novo encontro será realizado, desta vez na própria Semed, para definir o planejamento destas ações, que deverão ser específicas para cada ano de escolarização. O projeto realiza inicialmente uma visita técnica na escola escolhida, que prioriza a sensibilização dos profissionais da unidade. Em seguida é feito o dia Escola Alerta, que leva atividades pedagógicas e outras ações para as crianças na própria escola. Além disso, ao longo do ano são promovidas outras atividades secundárias para reforçar com os alunos e comunidade acerca da necessidade da continuidade desses trabalhos.
Na reunião desta quinta-feita, estiveram reunidos membros do Comitê Municipal de Combate e Mobilização contra o Aedes aegypti e outros riscos ambientais, técnicos do Centro de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Semed (Ceas), além de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que a partir deste ano também será parceira no projeto.
Thiago Guimarães (Estagiário) Ascom Semed

Nenhum comentário: