quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Escolas da Rede Municipal de Ensino iniciam ano letivo


O ano letivo 2017 começou nesta quinta-feira (16) em 43 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Rede Municipal de Ensino e outras três unidades de ensino fundamental. No dia 08 de março, terão início as atividades em mais 34 escolas municipais. Outras 40 unidades começam o ano letivo no dia 29 de março.
A Secretaria Municipal de Educação Semed pretende unificar o calendário a partir de 2018, de forma a iniciar no mesmo dia as atividades escolares em todas as unidades de ensino da Rede.
Estudantes da Escola Municipal Francisco Melo.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
O Cmei Sônica Cavalcante, localizado na Cambona, ao lado do prédio da Semed, recebeu os pequenos alunos nesta quinta-feira, mas a preparação começou desde a semana passada, quando os profissionais lotados na unidade passaram por uma formação. “Na semana passada, começamos um planejamento com todos os nossos servidores, trabalho que se estendeu até ontem. Tudo para oferecer um melhor acolhimento aos nossos alunos”, disse a vice-diretora da unidade, Lindoana Beril.
A creche oferece 144 vagas, das quais 80 estão ocupadas e as demais aguardam a conclusão do processo de matrícula. Após o Carnaval, a unidade vai concretizar uma parceria com o Senac, que pretende implantar um programa de aproveitamento de alimentos com os profissionais da cozinha do Cmei e mães da comunidade.
A coordenadora pedagógica da unidade, Tatiana Angélica, confirma que as atividades escolares seguem o planejamento promovido pela Semed, que começa a ser aplicado no início de março. “Até lá, realizaremos uma extensa programação lúdica para o acolhimento dos pequenos”, anunciou.
Avó de uma criança matriculada no Cmei, Maria José Almeida comemorou o início das atividades escolares. Ela explicou que decidiu buscar uma vaga para o neto, de 5 anos, devido à proximidade com sua moradia. “Estamos gostando muito”, ressalta a avó. “O Davi [aluno] chegou em casa muito satisfeito. Como ele já é aluno desde o ano passado, estava com saudade da escola”, revelou Maria José Almeida.
O ambiente agradável é confirmado pela pequena Ana Clara, também de 5 anos de idade. “Gosto muito daqui, porque tem muitas brincadeiras, dos meus colegas e do lanche que a gente tem aqui”, opinou Ana Clara, enquanto aguardava o lanche matinal.
A Semed ainda está no processo de confirmação de matrículas para alunos novos. Por esse motivo, não se tem ainda um número fechado de estudantes, mas o universo fica em cerca de 50 mil alunos, em média.
Ascom Semed

Nenhum comentário: