sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Online: Semed disponibiliza coletânea de orientações pedagógicas



A partir de agora, pais, alunos, pedagogos, estudiosos da área de ensino e todos aqueles interessados no tema educação têm à disposição todos os produtos de orientações pedagógicas produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). As consultas podem ser feitas diretamente na página da Secretaria, no endereço eletrônico maceio.al.gov.br/semed. Na área inicial, basta clicar no menu Publicações, Orientações e Guias.
Lá, é possível acessar as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió, produtos do Guia de Gestão Escolar, do Ensino fundamental, da Educação Infantil, Educação Especial, além de pesquisa sobre analfabetismo e as diretrizes de avaliação referentes aos produtos lançados pela Semed, realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). No geral, o material representa a coletânea de documentos que orientam o planejamento curricular das escolas e do sistema educacional como um todo.
Os documentos foram construídos com base na legislação vigente e também leva em consideração os pressupostos teóricos norteadores de cada tema específico e elaborados de forma participativa e democrática. A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, avalia que para a oferta de uma educação de qualidade, uma série de procedimentos precisam ser adotados, o que foi feito nos últimos quatro anos pela gestão do município, o que resultou na produção do material.
Ela acrescenta que a formação continuada de professores e gestores, que também vem sendo aplicada, é imprescindível para a melhora da qualidade do ensino. “Se a escola não for bem conduzida, se ela não for bem gerenciada tanto na infraestrutura quanto no projeto político pedagógico, não tem como alcançar objetivo de uma educação de qualidade”, pontua Ana Dayse.
Ascom Semed/ Delane Barros

Nenhum comentário: