quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Rede Municipal faz ajustes no calendário escolar para 2017




Com a proposta de uniformizar o calendário escolar para o ano letivo de 2017, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação Geral de Normas e Legislação (CGNL), realizou nesta quarta-feira (22), no auditório Paulo Freire, da Semed, uma formação pedagógica para coordenadores, diretores e vice-diretores de 68 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.
Encontro semelhante foi realizado na semana passada, com representantes de 46 unidades da Educação Infantil que tiveram suas atividades inciadas no dia 16 de fevereiro. Nas duas ocasiões, técnicos da Secretaria esclareceram dúvidas e ouviram sugestões dos profissionais da Educação.
O intuito foi socializar as ações que a pasta tem feito para ajustar o calendário escolar, de modo que todas as unidades de ensino concluam o ano ano letivo 2017 até o dia 20 de janeiro de 2018. Para tanto, as escolas que começarão o ano letivo nos dias 8 e 29 de março se utilizarão de sábados letivos, no total de no máximo três ao mês.
Outros ajustes poderão ser implementados para que a secretaria cumpra com as 800 horas anuais de atividades letivas em, no mínimo, 200 dias de trabalho escolar, conforme determina a da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). De acordo com Ricardo Santos Silva, técnico pedagógico do CGNL, todos os esforços estão sendo feitos para que o calendário escolar seja unificado e o ano letivo de 2018 comece no mesmo dia para todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.
“A Semed tem se preocupado em garantir que essas crianças tenham as 800 horas de atividades escolares, como preconiza a legislação. Além do mais, estamos atendendo uma demanda antiga das escolas que careciam da necessidade de adequação do calendário para que a férias acontecessem de forma unificada, sem abrir mão da qualidade do ensino e, principalmente, sem prejuízos para os alunos”, esclarece Ricardo.
Ainda de acordo com o planejamento da Semed para 2017, os recessos escolares serão unificados. As unidades escolares que iniciaram o ano letivo nos dias 16 de fevereiro e 8 de março terão suas férias escolares no período de 22 de julho a 5 de agosto. No caso das escolas que começarão em 29 de março, o recesso será de 5 a 19 de agosto.
Thiago Guimarães (Estagiário) Ascom Semed

Nenhum comentário: