quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Semed firma parceria com Semarh e Infraero



A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro de Educação Ambiental e Sustentabilidade – Ceas, foi convidada a participar do projeto de educação ambiental e risco aviário, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Semarh -, em parceria com a Infraero.
A primeira reunião, realizada na sede da Semarh, na última quarta-feira (1º), discutiu propostas para o desenvolvimento de ações educativas com as escolas da rede que se encontram localizadas próximas ao aeroporto. O propósito é combater o acúmulo de lixo na região, que serve como principal atrativo para aves, sobretudo urubus, que podem causar acidentes com aeronaves, além do risco iminente à saúde.
Na ocasião, foi apresentado um breve histórico sobre o desenvolvimento do projeto em Maceió e Rio Largo, assim como intervenções que estão sendo realizadas nesta última. A ideia é retomar o projeto, em conjunto com outras instituições parceiras, para conscientizar a população sobre os riscos do descarte irregular de resíduos sólidos. Para isso, a Semed propôs a realização de um seminário com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas do entorno do aeroporto, no qual a Semarh e a Infraero irão ministrar palestras sobre a fauna e educação ambiental na região. O próximo passo será desenvolver atividades educativas multidisciplinares, que facilitem o entendimento e atuação das crianças.
Inicialmente, quatro escolas do Benedito Bentes foram escolhidas para iniciar as atividades, sendo: Escola Municipal Santo Antonio, Escola Municipal Elizabeth Anne Lyra, Escola Municipal Paulo Bandeira e Escola Municipal Frei Damião. A coordenadora da CEAS, Virgínia Miller, pontuou que ações semelhantes já são desenvolvidas pelo secretaria nas escolas de Maceió, a exemplo do escola alerta, guarda faz escola e projeto lagoa viva. A proposta da coordenadora é inserir essa nova temática nos projetos já citados, de modo a potencializar seus impactos e colaborar, dessa forma, para que os alunos se tornem verdadeiros agentes ambientais da comunidade e contribuam para a promoção da saúde.
“Nada melhor que começar pelas crianças, que são multiplicadores do conhecimento. É necessário que desenvolvamos um trabalho permanente com os alunos, divulgando nossas ações de educação ambiental, dentro e fora da escola.”, sintetizou Virgínia Miller.
O secretário da Semarh, Alexandre Ayres, afirmou que é necessário desenvolver trabalhos contínuos em educação ambiental, mas é imprescindível que os órgãos responsáveis possam efetivamente punir os responsáveis por danos ambientais que causam risco de fauna. Ainda durante a reunião, representantes da Infraero propuseram a criação de uma comissão externa de risco da fauna. Os representantes se comprometeram a agendar um dia para realização da primeira reunião, da qual a Semed também participará.
Thiago Guimarães (Estagiário) Ascom Semed

Nenhum comentário: