sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Escola Sagrado Coração realiza formatura do Proerd


Coordenado pela Polícia Militar, o Proerd prepara estudantes
para resistir às drogas e à violência. Foto: Ascom Semed
O ginásio do Lar São Domingos, no bairro de Cruz das Almas, foi palco, na manhã desta quinta-feira (2), da festa de conclusão do curso de formação do Proerd, realizado com os alunos da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus. Mais de 400 alunos da unidade de ensino participaram da solenidade, na qual receberam brindes e também homenagearam os instrutores, que são policiais militares.
A formação refere-se ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência, cujo objetivo é transmitir mensagem de valorização da vida e importância de manter-se longe da criminalidade, ministrado por policiais militares fardados, na condição de educadores sociais.
Coordenadora do Proerd, a coronel Valdenize Ferreira explica que o programa tem como grande missão orientar crianças para o combate às drogas e à violência. Ela confirma que os efeitos registrados nas comunidades nas quais se aplica o programa são bastante positivos. “As diretoras das escolas nos confirmam esse saldo bastante positivo. O setor pedagógico das escolas constata a modificação na conduta dos alunos dentro e fora do ambiente escolar”, afirma.
Mãe de duas alunas da Escola Sagrado Coração de Jesus, Silvania Souza confirma as palavras da coordenadora. “Tenho quatro filhos e sempre estudaram nessa escola. Os dois maiores já concluíram os estudos e as duas irmãs estão inseridas no Proerd. Nós residimos perto de um ponto de venda de drogas, no Benedito Bentes, mas meus filhos nunca se envolveram com esse problema e agradeço demais aos ensinamentos passados ao longo dos anos em todas as formações do programa. Estão de parabéns a Polícia Militar, que coordena o Proerd e a Semed, que o realiza nas escolas da rede de ensino da capital”, declara.
A coordenadora do Centro de Apoio Integrado à Criança e ao Adolescente (Caica) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ticyane Bentes, explica que o Proerd realiza uma prevenção a todos os tipos de violência, além de desenvolver noções de cidadania e de meio ambiente e, principalmente, o combate às drogas. De acordo com Ticyane, a partir das próximas formações do Proerd, haverá participação de membros do Ministério Público Estadual (MPE), a fim de propiciar formação para técnicos da rede de ensino da capital e formações para alunos e pais.
A diretora da Escola Sagrado Coração de Jesus, Ana Lúcia Oliveira Castro, homenageou cada instrutor da Polícia Militar que faz parte do programa com a entrega de flores. A escola, localizada em Cruz das Almas, funciona com 425 alunos divididos em 18 turmas.
Delane Barros / Ascom Semed

Nenhum comentário: