Foto: Ascom Semed |
O cantor, compositor e instrumentista José Domingos de Morais, conhecido como Dominguinhos, foi tema de Projeto Junino na Escola Municipal Paulo Freire, localizada no Bairro São Jorge. A importância musical do sanfoneiro foi apresentado nesta terça-feira (19), durante a culminância do projeto, fechando as comemorações do São João naquela unidade de ensino.
A professora das séries iniciais do ensino fundamental, Araly Felix Batista, disse que todas as salas trabalharam a biografia e as parcerias que o músico teve com os compositores como Fagner, Nando Cordel, Elba Ramalho e Luiz Gonzaga.
“Dominguinhos compôs canções que se tornaram clássicos e expandiu as possibilidades da sanfona, do forró, da música nordestina. Ele, além de um sanfoneiro nato, era também um grande compositor e muitas de suas músicas eram conhecidas na voz de outros músicos. Por meio de suas músicas os alunos puderam conhecer o nosso regional cantado”, destacou.
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A professora disse também que, durante o projeto, os alunos apresentaram de forma artística, em sala, as músicas “Pedras que Cantam”, “Casa de Reboco” e “Isso Aaqui Tá Bom Demais”.
“Os famosos “Xote das Meninas” e “Olha pro Céu, Meu Amor” foram apresentados pela turma da professora Mariclene Jatobá do 2º ano. Demais músicas foram trabalhadas pelos professores Juliana Amorim, Isabel dos Santos, Alzira Batista e Luana do 4º ano e José Correia do 5º ano”.
Sobre a importância do Projeto e acultura nordestina trabalhada em sala de aula, a coordenadora pedagógica daquela unidade de ensino, Marinan Pimental, explicou: “Nós acreditamos que as festas juninas não podem acontecer só pela festa. É preciso atrelar as manifestações culturais às situações que gerem conhecimento para nossos alunos”.
Marinan explicou ainda que em todas os temas de festas realizadas são escolhidos de forma coletiva, uma temática para ser trabalhada em sala. “Já trabalhamos a vida de artistas alagoanos e as danças folclóricas da nossa região. Nós acreditamos que, à medida que trabalhamos as questões lúdicas, atreladas ao conhecimento cultural, criamos um ambiente mais propício de aprendizagem. É importante que nossos alunos saiam da escola com essa visão de apreciar a cultura nordestina, apreciar e valorizar sua história e sua cultura”, finalizou.
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João de Oliveira Filho – Ascom / Semed
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