quinta-feira, 21 de junho de 2018

Secretária apresenta ações da Semed em evento da PCU


Foto: Ascom Semed
A Secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Rezende Dória, participou na quarta-feira (20), como palestrante do primeiro Diálogo Temático Intersetorial da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Jacarecica.
Com o tema: Panorama das Políticas Públicas da Adolescência em Maceió”, a Secretária de Educação apresentou as ações realizadas e programas desenvolvidos pela Rede Municipal de Educação de Maceió, com o objetivo de prevenção da gravidez não intencional, infecções sexualmente transmissíveis e violências sexuais na adolescência.
Para a secretária, pensar juntos em ações voltadas aos adolescentes é uma medida bastante efetiva. “A gente pode considerar a violência sexual como um grave problema social e quando nós temos qualquer dano à saúde, pensamos também nas medidas preventivas. E a educação, por meio de ações, vem combatendo esse crime para que isso não aconteça”, disse a secretária da Educação.
Na rede municipal de Educação a temática é tratada como medida preventiva. Ana Dayse salienta que se prevenir é uma das principais medidas de combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. A outra, ainda segundo a secretária, é a capacitação dos profissionais da educação, bem como a sensibilização da temática na comunidade e seminário e oficinas sobre o estatuto da Criança e do Adolescente.
Durante o encontro, que reuniu técnicos da Prefeitura de Maceió, o Comitê Municipal da PCU, jovens e adolescentes, a chefe de gabinete e articuladora da PCU, Juliana Vergetti, faz a avaliação dos indicadores de Maceió que estão relacionados aos direitos sexuais e reprodutivos.
“Sem dúvida é um momento importantíssimo para Maceió, porque nós podemos agregar cada vez mais essa rede tratando as temáticas que afetam a vida de crianças e adolescentes e também conseguimos construir um fortalecimento na rede e transformar essa realidade”, destacou.
Plataforma dos Centros Urbanos
A PCU é uma iniciativa do UNICEF desenvolvida desde 2008 para promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades intramunicipais nas capitais brasileiras. A implementação da Plataforma é realizada em cooperação com os governos municipal e estadual e por meio da articulação de diferentes atores em torno de agendas prioritárias comuns. Os principais desafios trabalhados neste terceiro ciclo são a redução dos homicídios de adolescentes, a promoção dos direitos da primeira infância, o enfrentamento da exclusão escolar e a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes.
JC Oliveira (Estagiário) /  Ascom Semed

Nenhum comentário: