terça-feira, 5 de junho de 2018

Escolas se apresentam no primeiro dia do concurso de quadrilhas


Foto: Ascom Semed
A apresentação da dança junina da escola Ruth Quintella abriu o 17º Concurso de Quadrilha Matuta das escolas da Rede Municipal de Educação. O evento que é realizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), teve início no dia 4  e vai até 6 de junho, no Centro Esportivo e Cultural do Sesc- Poço, a partir das 17h.


O objetivo é valorizar, difundir e incentivar uma das maiores manifestações culturais do nordeste – a quadrilha junina tradicional. Este ano se apresentam 12 quadrilhas que competem nos quesitos originalidade, desempenho, animação, marcação e pontualidade.
As escolas Ruth Quintella, Lenilton Alves, Hévia Valéria, Silvestre Péricles, Antídio Vieira e o Grupo de Dança Folclórica da 3ª idade do Sesc Poço foram as atrações do primeiro dia do concurso.
Para a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, é muito importante os alunos vivenciarem essa tradição popular junina. “Esse é o momento no qual nossas crianças podem abrilhantar e aprender o que é de fato essa cultura nordestina que a rede tão bem sabe fazer, cultivar e manter”, afirmou a gestora.
Resgatar a cultura, difundir e não fazer com que ela seja esquecida é, para a coordenadora de programas suplementares da Semed, Edileuza Maciel, o retrato da identidade nordestina. ” Promover essa cultura na escola é essencial porque faz parte de nossa identidade. Trabalhamos isso no currículo da escola e é realmente um trabalho muito importante, pois não é só dançar por dançar, mas aprender seu contexto”, destacou.
“Quando a coreografia, a dança e os passos são produzidos pelos próprios alunos, a festa fica com um gostinho mais que especial”, define a diretora da escola Antídio Vieira, Roseane Bezerra. ” Tudo foi pensando pelos alunos da minha escola”, completou a diretora.
O aluno Márcio Ricardo Gomes da Silva, do 8º ano da escola Hévia Valéria disse que, apesar do pouco tempo que teve para ensaiar, a escola teve um desempenho excelente. “Foi pouco tempo, mas demos o nosso máximo. Fizemos o melhor e esperamos ganhar”, disse confiante.
Janaina Farias / Ascom Semed

Nenhum comentário: