quinta-feira, 28 de junho de 2018

Sarau Junino reúne servidores da Secretaria de Educação



O Sarau Junino do Gonzagão, promovido pela equipe de técnicos da Biblioteca Carlos Moliterno da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu, na manhã dessa quarta-feira (27), vários servidores da secretaria. O evento teve como objetivo discutir a importância de se manter viva a quadrilha tradicional.
A professora especialista em Educação Artística e Arte Educadora, Mariluce Bernardo de Melo Lins, membro da Comissão Alagoana de Folclore disse que a quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho no Brasil. “É uma dança coletiva que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras.
De acordo com a pesquisadora da cultura popular, a quadrilha surgiu na França no século XVIII. “Essa dança chegou ao Brasil no final da década de 1820 e, assim como em seu país de origem, foi muito comum entre as classes sociais mais ricas da sociedade brasileira da época”, ressaltou. A Educadora acrescentou que a dança é embalada ao som de músicas instrumentais típicas do interior do Brasil. “A quadrilha é dirigida pela narração de uma pessoa (marcador), que faz brincadeiras e conduz os casais em cada momento”.
Durante sua palestra, Mariluce destacou alguns momentos e passos da dança da quadrilha junina tradicional. “Nessa quadrilha não pode faltar o casamento dos noivos, balancê, comprimento as damas e cavalheiros, caminho da roça, túnel, olha a chuva, coroação de damas e cavalheiros e a formação de um caracol pelos casais dançarinos, além dos seus principais personagens, o marcador, casal de noivos, padre, delegado, padrinhos e casais convidados para a festa de casamento”.
O Sarau contou também com a participação do marcador de quadrilha, Gilmar José dos Santos. “Comecei a ensaiar quadrilha em 1996 na escola municipal Valter Pitombo Laranjeira e participo até hoje. Gilmar disse que a quadrilha tem possibilitado mudanças na vida dos jovens na comunidade.“Com o nosso trabalho, conseguimos tirar dois adolescentes do mundo das drogas que viram na dança a oportunidade de se engajar na comunidade de forma positiva”, ressaltou.
Sobre o Sarau, a coordenadora de biblioteca, Janaína Tenório, disse que a biblioteca estará sempre envolvida na promoção desses momentos culturais. “Momentos como o Sarau são importantes para trocar ideias relacionadas a cultura e a arte, valorizar a literatura e os talentos locais, transmitir saberes e criar espaço de socialização aos nossos servidores”, concluiu.
Encerrando o Sarau Junino, os servidores encenaram uma quadrilha improvisada de acordo os critérios da quadrilha tradicional e fecharam o evento com muita alegria e animação.

João de Oliveira Filho – Ascom/Semed


Nenhum comentário: