quinta-feira, 7 de junho de 2018

Escola Nosso Lar vence Concurso de Quadrilha Matuta


Escola Nosso Lar é a grande campeã do Concurso de Quadrilha Matuta.
Foto: Ascom Semed
No encerramento do 17º Concurso de Quadrilha Matutas da Rede Municipal de Educação não faltou alegria e animação. Cerca de 15 quadrilhas e uma média de 300 alunos participaram, durante três dias no Sesc-Poço, do maior evento junino da rede. O concurso premiou os três primeiros colocados e todos os participantes ganharam medalhas. A grande campeã foi a Escola Nosso Lar, localizada no bairro do Vergel.

Também fizeram bonito e ficaram entre as melhores a quadrilha da Escola Luiza Suruagy, que ficou em segundo lugar, e a Escola Maria José Carrascosa – quadrilha formada por alunos da Pestalozzi –  que ficou na terceira colocação. A Quadrilha Santa-Fé teve uma participação especial e encerrou as apresentações do concurso.
Escola Luiza Suruagy ficou com o 2º lugar.
Foto: Ascom Semed
A programação teve início com a apresentação do projeto de Iniciação à Dança “Pisa o Milho” e “Mandacarú”, da Escola Carmelita Gama, coordenada pela professora Ana Cláudia Leite. A grande parceira da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Serviço Social do Comércio (Sesc), também abrilhantou a noite com a apresentação do grupo “Xote das Meninas”.
Quadrilha formada por alunos da Pestalozzi conquitou a 3ª colocação.
Foto: Ascom Semed
Além dos primeiros colocados, o concurso premiou ainda o melhor marcador. E quem levou o troféu foi o Gilmar Santos, que puxou a animação da quadrilha da escola Nosso Lar. Muito feliz Gilmar agradeceu e ofereceu o prêmio aos alunos da escola. ” Apesar de ter sido um trabalho muito difícil, deu tudo certo. Meus alunos seguiram tudo certinho, tudo que foi determinado”, disse.

A diretora da Escola Nosso Lar, Gilda Verbene,
com o melhor marcador, Gilmar Santos.    Foto: Ascom Semed
Promover a cultura nordestina nesse período do ano para que a escola possa passar para outras gerações é um compromisso, segundo a diretora da Nosso Lar, Gilda Verbene. ” É nossa obrigação passar para as crianças quem somos, quem são os nordestinos, por isso essa felicidade em representar e celebrar a nossa cultura e a nossa identidade”, destacou a diretora.
O aluno Michael Alves, de 11 anos, da Escola Nossa Lar, disse que é a primeira vez que participa do concurso de quadrilha. “Só ensaiamos seis dias, mas fizemos bonito e ganhamos. É muito importante continuar com o concurso. Estou muito feliz de logo na primeira vez conseguir o prêmio de melhor”.
Mariluce Bernado foi uma das juradas e ressaltou que é papel da comissão observar a originalidade da quadrilha, a animação das pessoas, os passos e as partes tradicionais. “São vários elementos que são observados e levados em consideração. Isso é somado e chega-se ao grande vencedor. O diferencial da nossa quadrilha matuta é a originalidade tradicional da nossa cultura “, destacou.
Janaina Farias / Ascom Semed

Nenhum comentário: