sexta-feira, 8 de junho de 2018

Escolas participam de ações na Semana do Meio Ambiente


Foto: Ascom Semed
A Semana Mundial do Meio Ambiente foi repleta de atividades educativas para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Na data comemorativa, 5 de junho, cerca de 50 alunos das escolas Silvestre Péricles, Antídio Vieira e Pio X participaram da formação do projeto Jovens Ambientalistas, no Pontal da Barra. A atividade acontece mensalmente no Cinturão Verde e desenvolve ações sobre sustentabilidade e consciência ambiental.

Foto: Ascom Semed
Os alunos participantes conheceram o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú – Manguaba a bordo do barco escola do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). Durante a visita eles conheceram as características geográficas, geomorfológicas, ambientais e tipos de vegetação. Ao final do estudo de meio, as crianças fizeram o replantio do mangue às margens da Lagoa Mundaú.

A técnica do setor de Educação Ambiental da Semed, Virgínia Miller, disse que o momento trouxe conhecimento para os participantes. “O estudo de meio proporcionou aos alunos conhecer a lagoa por dentro. Eles conheceram o ecossistema do complexo Estuarino Lagunar, constataram os impactos ambientais causados pela ação humana e analisar o ecossistema local”, ressalta Miller.
Ao longo da semana a Escola Municipal Selma Bandeira realizou o Projeto Calçada Viva, com ações de conscientização sobre a coleta dos resíduos e distribuição de sacos de lixo para a comunidade. A culminância do projeto aconteceu na sexta-feira, 8, quando os alunos usaram pneus para plantar palmeiras na calçada da escola.
Foto: Ascom Semed
Para a diretora da unidade, Josilda de Lima, o propósito do projeto foi conscientizar a comunidade sobre o destino correto para os resíduos. “O Calçada Viva nasceu pela necessidade da comunidade ter consciência de como o lixo deve ser manuseado. Ele não deve ser colocado nas calçadas, há lugares apropriados pela colocá-los”, completa a gestora.
As Escolas Benedita da Silva, Zumbi dos Palmares e Petrônio Viana também realizaram atividades em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. Na segunda, 4, e terça-feira, 5, as unidades escolares Gastone Beltrão e Luis Pedro IV receberam o projeto Risco Fauna que fez exposições sobre o risco de acidentes aeroviários ocasionados por ausência de coleta seletiva e reciclagem, além do manuseio incorreto do lixo. O projeto é feito através de oficinas com teatro de marionetes, exposição da maquete do aeroporto Zumbi dos Palmares e distribuição de gibis. A Ação é desenvolvida em parceria com a Infraero e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
No próximo domingo, 10, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estará na orla da Ponta Verde, na rua fechada, expondo as ações do setor desenvolvidas nas escolas e realizando atividades com o o tapete lúdico e jogos sobre coleta seletiva e reciclagem. A ação faz parte da comoração da Semana Integrada do Meio Ambiente e contará com a presença de outros órgãos municipais.
Erick Nogueira – Ascom Semed

Nenhum comentário: