terça-feira, 5 de junho de 2018

Prefeitura participa de evento com agências da ONU


A Prefeitura de Maceió está participando do Dia da ONU: Diálogos sobre desenvolvimento urbano, social e econômico, encontro que está sendo realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso nesta terça-feira (05). O evento reúne especialistas de organismos e agências da Organização das Nações Unidades, a ONU, com palestra e mesas-redondas com a participação de servidores públicos, da sociedade civil e membros de universidades e faculdades de Alagoas.

Dia da ONU discute desenvolvimento urbano, social e econômico
(Foto:Marco Antônio/Secom Maceió)
A chefe de Gabinete da Prefeitura e articuladora da Plataforma de Centros Urbanos (PCU), Juliana Vergetti, explica a importância do evento. “É um grande evento que comemora o Dia da ONU e estamos aqui reafirmando o nosso compromisso de trabalhar de forma integrada e articulada com agências importantes, que têm parcerias e que já estão sendo desenvolvidas com a Prefeitura de Maceió. É através desse processo de articulação que conseguiremos avançar”, destacou Vergetti, que representou o prefeito Rui Palmeira no evento.


Ela também detalhou os trabalhos realizados pelo Município em parceria com a ONU. “Um exemplo é o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que realiza um trabalho fantástico de reestruturação e qualificação da Rede Municipal de Ensino. Temos também a PCU do Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Unicef, que atua desde o início da gestão do prefeito Rui Palmeira na redução das vulnerabilidades, assegurando os direitos de cada criança e adolescente. Então é um trabalho que estimula o protagonismo de crianças e adolescentes, das organizações da sociedade civil e do desenvolvimento territorial”, lembra a articuladora.
Juliana Vergetti é articuladora da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU)
(Foto: Marco Antônio/Secom Maceió)

A secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, também participa do encontro e enfatiza os momentos de discussões: “É um evento que marca a soma de esforços em prol da melhoria da nossa comunidade. É uma oportunidade de Maceió, como maior município de Alagoas, se fazer presente para mostrar que trabalho vem fazendo, inclusive nas grotas com os programas e escolas. É um trabalho que, juntando os esforços, o estado de Alagoas e os municípios tendem a ganhar com toda essa necessidade de fazer mudança na periferia das cidades”, pontuou.
Roberto Gass é chefe da plataforma do Semiárido do Unicef no Brasil e reconhece que as ações estão apresentando avanços. “Em Maceió, estamos focando em várias áreas, como primeira infância, para a redução da violência contra adolescentes e a promoção dos direitos por meio da Educação. Estamos avançando e Maceió tem pessoas muito comprometidas, além da importante participação real dos adolescentes”, disse. “Estamos muito felizes com esta parceria e ver os avanços que estão chegando para as crianças e os adolescentes”, acrescentou.
Chefe da plataforma do Semiárido do Unicef no Brasil destaca avanços em Maceió
(Foto: Marco Antônio/Secom Maceió)
O evento, com programação durante todo o dia, está sendo promovido pelo Programa das Nações Unidas para Assentamento Humanos (ONU-HABITAT) e o Governo de Alagoas. A palestra pela manhã foi ministrada por Alejandro Echeverri, cofundador e diretor do Centro de Estudos Urbanos e Ambientais da Universidade EAFIT, em Medellín, na Colômbia. O arquiteto, planejador urbano e pesquisador é considerado um dos maiores responsáveis pelas transformações urbanas na cidade colombiana.
Thiago Aquino / Secom Maceió

Nenhum comentário: