Foto: Ascom Semed |
Nesta segunda-feira (04), a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) iniciam a Semana da Inclusão. O evento tem início às 9h com a palestra Educação inclusiva: práticas curriculares e processos de escolarização.
O evento será no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), na Rua Cônego Machado, no Farol, com a professora doutora Márcia Pletsch (UFRRJ), especialista em educação especial.
A iniciativa da Semed, no âmbito do plano de cooperação técnica com o PNUD, tem como objetivo aprimorar a qualificação dos educadores que atuam com alunos com deficiência na Rede Municipal de Ensino de Maceió.
Nessa perspectiva, a Semana da Inclusão visa fortalecer a qualificação pedagógica e a formação dos agentes escolares para a integração dos alunos com deficiência em sala de aula. Com oficinas e grupos de trabalho, as escolas terão a oportunidade de discutir conceitos e referenciais metodológicos sobre escolarização e currículo diferenciado, bem como identificar e sistematizar, conjuntamente, experiências pedagógicas concretas com a mediação da especialista convidada.
De acordo com coordenadora-geral da Educação Especial da Semed, Cláudia Valéria, discutir inclusão, práticas curriculares e processos de escolarização dos alunos se faz necessário para o fortalecimento da política de educação especial na Rede.
“A ideia da palestra é colocar as pessoas com deficiência em igualdade de condições sociais e sensibilizar os participantes acerca de questões como a conscientização, inclusão e educação de estudantes com deficiência”, disse.
Sobre a capacitação dos professores nas oficinas, Cláudia enfatiza a pertinência em não somente discutir, mas buscar caminhos possíveis para diminuir as barreiras encontradas pela pessoa com deficiência na efetiva inclusão social, dentro e fora dos muros das escolas.
“Capacitar e qualificar o professor é primordial para que ele possa identificar, elaborar, produzir e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que atenuem as barreiras que impedem a plena participação do sujeito com deficiência nas mais variadas esferas sociais”, reforçou.
Sobre a Semana da Inclusão
A programação da Semana da Inclusão engloba oficinas práticas com elaboração de planos, palestras e discussões com socialização de experiências vividas pelos professores em sala de aula. O evento se estende até o dia 6 de junho e estima-se um público de aproximadamente 300 participantes na palestra de abertura e cerca de 150 em cada dia de oficinas, entre os quais, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede e das instituições conveniadas e coordenadores pedagógicos das unidades escolares que ainda não possuem Salas de Recursos Multifuncionais (SRM).
Guia das Orientações da Educação Especial
O projeto Semed/PNUD, com a Coordenadoria de Educação Especial da Semed, gestores, professores e parceiros estratégicos iniciaram um processo de elaboração dos dados e das orientações curriculares para inclusão. O resultado desse trabalho resultou no Guia das Orientações Curriculares para a Inclusão, lançado em 2016. O objetivo da publicação é orientar as práticas pedagógicas dos profissionais da Rede, que atuam com estudantes que possuem algum tipo deficiência. O resultado desse trabalho pode ser conferido no site da Prefeitura.
Panorama da Educação Especial na Rede
A partir da matrícula online, em 2015, o número de pessoas com deficiências matriculados nas escolas do Município cresceu consideravelmente. De acordo com dados do Sislame, em 2014, antes da implantação do sistema online de matrícula, a Rede contava com 1.981 alunos matriculados nesta modalidade de ensino. Em 2017, o quantitativo alcançou 3.309. Desses, 2.494 alunos fazem Atendimento Educacional Especializado, sendo: 1804 nas 78 Salas de Recursos Multifuncionais e outros 690 fazem o acompanhamento em salas de recursos em quatro instituições conveniadas.
Thiago Guimarães/Ascom Pnud
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