sexta-feira, 8 de junho de 2018

Projeto de autoavaliação aproxima escola e comunidade



Estudantes, professores e funcionários da Escola Municipal Selma Bandeira, localizada no Benedito Bentes, se mobilizaram durante toda esta semana, por meio de atividades educativas, para conscientizar a comunidade sobre a preservação do meio ambiente e promoção da saúde – sobretudo no que se refere à destinação adequada do lixo. Entre as ações desenvolvidas, foi feita uma calçada viva com pneus coloridos e plantas nativas, além de coleta de materiais nos arredores da escola e conversas de sensibilização com os moradores. Nesta sexta-feira, 8, estudantes de todas as etapas e modalidades fizeram o plantio de árvores de pequeno porte e, por fim, abraçaram a escola em ato simbólico ao som da canção “depende de nós”.
As ações são um reflexo do projeto-piloto de autoavaliação escolar – inspirado em experiências desenvolvidas pela Universidade do Porto, em Portugal, e implementado na rede de Maceió desde 2017, no âmbito do plano de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o acompanhamento do professor Dr. Paulo Marinho, titular da instituição portuguesa e professor visitante CEDU-UFAL.
O descarte irregular é comum na comunidade e já vinha sendo discutido pela diretora da unidade, Josilda Lima. A partir da autoavaliação, a importância de sanar o problema do descarte irregular no entorno da unidade ganhou força e tornou-se um ponto prioritário a ser resolvido. Desse modo, a escola convocou toda a comunidade escolar para transformar a Selma Bandeira em um espaço verde e sustentável. 
A escola pertence a comunidade e devemos cuidar bem dela”, disse a coordenadora pedagógica Alessandra de Almeida. Para ela, o projeto-piloto de autoavaliação tem sido um grande desafio, propondo uma releitura da escola e sugerindo que cada unidade de ensino construa, planeje e execute seus planos de intervenções com base na escuta de todos que fazem parte da comunidade escolar.

Nossa escola se encontra em um ambiente vulnerável, que precisa de apoio, de parcerias. Nada mais importante que desenvolver ações para que a comunidade perceba que a escola está viva e deve ser percebida como um espaço de referência para todos, de discussões políticas, de convivência, e não apenas um lugar para aprender a ler e escrever. Grandes transformações sociais podem partir daqui”, resumiu.
A coordenadora acrescenta que a pretensão da escola Selma Bandeira é que o projeto de autoavaliação aproxime ainda mais a escola da comunidade e se torne uma prática permanente, inserida no projeto político pedagógico. Alessandra ressalta que todas as ações são discutidas e decididas por múltiplos atores, mas sempre com embasamento teórico e reuniões periódicas. “É preciso que esse projeto tenha a nossa cara e atenda os anseios da comunidade escolar. Temos a preocupação constante em ouvir os pais e responsáveis para chegarmos a um ponto comum para melhorar a qualidade do ensino aprendizagem dos nossos alunos”, considera.
Sobre o Projeto de Autoavaliação
De acordo com a coordenadora local do projeto Semed/PNUD, Paola Barbieri, a ideia central do projeto piloto de autoavaliação é empoderar as escolas, dando-lhes mais autonomia para que, através da construção de processos de autoconhecimento por meio de metodologias específicas, decidam e executem ações prioritárias de acordo com suas reais necessidades. Espera-se, também, provocar uma mudança na cultura organizacional das escolas, com base em uma gestão mais participativa e colaborativa, que impacte positivamente na gestão e organização,no ensino e aprendizagem e na relação da escola com a comunidade.
A autoavaliação será uma oportunidade para potencializar as inter-relações nas escolas, contribuindo para a construção de uma cultura organizacional colaborativa, com o envolvimento de toda a comunidade escolar, além de buscar entender e atender diversas demandas, micro e macro, do sistema educativo autoavaliado, em suas mais variadas dimensões”.
A perspectiva do projeto Semed/PNUD visa estender a autoavaliação para todas as escolas da rede e torná-la política pública do Município. Além da Selma Bandeira, as escolas municipais Luiz Pedro IV e Monsenhor Antônio Assunção também desenvolvem o projeto-piloto. Todas as ações são coordenadas pelo Setor de Avaliação Escolar da Semed (SAVE),  e acompanhadas pelo professor Paulo Marinho e equipe técnica do PNUD.
Por Thiago Guimarães – Ascom/PNUD

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