Semed realiza capacitação com os professores da Rede Municipal. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió |
O II Diálogos Escolares: Arte e Cultura + Educação foi realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Ana Dayse Dórea, secretária de Educação. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió |
A programação contou com a participação especial do músico e ex-diretor das rádios do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Brissac, que ressaltou a música como uma linguagem universal e fortíssimo mecanismo de ensino.
A secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, abriu o evento destacando que a educação envolve não apenas a sala de aula formal. “É preciso também uma formação cidadã, que se dá de forma multifacetada, com o esporte, a arte e a cultura”, pontuou.
Maike Fernando dos Santos Silva é um exemplo. Ex-aluno da Escola Dom Hélder Câmara, no bairro Feitosa, hoje ele é monitor na mesma escola e trabalha com as crianças a música popular brasileira e danças como o coco de roda, que é uma manifestação tipicamente alagoana. “A gente fica feliz, porque um dia participei e hoje posso ensinar. O que acontece aqui é um movimento de resgate”, acredita.
Maike Fernando dos Santos Silva, aluno da Semed. Foto: Ascom Semed |
“Arte e cultura são indissolúveis e os alunos são os principais agentes no projeto”, disse Edileuza Maciel Brandão, coordenadora de Programas Suplementares da Semed.
Professor Max Carvalho ressalta ganhos da arte na educação. Foto: Ascom Semed |
O professor, músico e maestro, Max Carvalho, leciona na Escola Jarede Viana, no bairro Clima Bom. Segundo o educador, o trabalho desenvolvido já apresenta bons resultados, incutindo nos alunos valores como a disciplina, que eles aprendem na música de forma sutil. “As crianças aceitam naturalmente o aprendizado”, complementou.
Hebert Borges (estagiário) / Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário