quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Flijaça: Festa Literária leva moradores à Praça do Mirante


Abertura da Flijaça. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A comunidade do bairro do Jacintinho recebeu, na noite dessa quarta-feira (15), a primeira edição da Festa Literária do bairro, a Flijaça. O prefeito Rui Palmeira participou da cerimônia de abertura do evento, que é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e em parceria com a Associação Cultural Alagoa do Sul. A Flijaça acontece no Mirante do Jacintinho até este sábado (18). Confira a programação aqui.

“Iniciamos as Festas Literárias pelo Pontal e Graciliano Ramos e agora chegamos ao Jacintinho,  um dos bairros mais populosos de Maceió. Atendendo ao clamor da comunidade, trouxemos esse grande evento. Nessa edição estamos homenageando Luiz Gonzaga e Ruth Quintella e como não podemos deixar faltar, teremos muita leitura, através de grandes autores alagoanos, além do ônibus da Estação Saber. Ainda teremos muitos shows, exposições, folclore e cultura”, disse o prefeito Rui Palmeira.
Prefeito Rui Palmeira, secretário Vinícius Palmeira (Fmac)
e Carlito Lima (Associação Cultural Alagoa do Sul)
durante da abertura da Flijaça. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
O curador da Flijaça, Carlito Lima, explicou como foi a preparação para o evento. “A convite do prefeito Rui Palmeira, começamos a planejar a Flijaça. Um trabalho em conjunto com a Fmac, a Semed e os colégios da região. Foram seis meses de muito trabalho para chegar a este resultado, que contou com a participação intensa da secretaria de Educação que formou uma comissão executiva e contribuiu com todo o planejamento. Uma festa literária construída somente com recursos do Município”.
Para o titular da Fmac, Vinicius Palmeira, chegou a hora de comemorar. “É o momento do encontro da literatura com a comunidade, os grandes protagonistas do evento. A Flijaça veio para interagir com as escolas do bairro, com os alunos, com a comunidade. Um momento de muita alegria ao ver que a sociedade tem sede de cultura”, pontuou.
Crianças da comunidade também marcaram presença
na abertura da Flijaça. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A coordenadora de programas e projetos educacionais da Semed, Virgínia Ferreira, ressaltou a importância da participação dos estudantes. “Nós estamos participando da Flijaça com 18 escolas do bairro. Os alunos irão trazer para a festa os trabalhos desenvolvidos por eles sobre os homenageados, Luiz Gonzaga e Ruth Quintella, e irão apresentar os resultados durante a festa literária. Por meio desse encontro com a literatura, desejamos deixar o legado do estímulo à leitura para as nossas crianças”.

Cayo Borges/ Secom Maceió

Nenhum comentário: