O estudo que foi realizado pela comissão de trabalho que envolve técnicos da Semed e do Instituto, constatou que houve uma queda no número de distorção idade/ano nas escolas da rede. De acordo com a agente técnica do instituto, Ednalda Maria, a redução foi de mais de mil alunos.
“A queda desse índice é atribuída ao resultado do programa de alfabetização que vem sendo desenvolvido nas escolas em Maceió e tem surtido efeito”. Ela explica que esses mil alunos não passaram para a correção porque tiveram sua alfabetização desenvolvida, pois conseguiram ser aprovados sem ter que entrar no programa. No ano de 2017 a rede contabilizava cerca de oito mil alunos em situação de distorção idade/ano, em 2018 o número caiu para sete mil.
A agente técnica ressalta ainda que a partir da análise dos dados da avaliação do impacto pode ser feito um melhor planejamento das ações que serão desenvolvidas para reverter dados ainda não positivos. Na oportunidade foi apresentada também uma proposta de trabalho unificado que contemple todos programas de formação de alfabetização que existem na rede do 1° ao 3º ano, para aprimorar o conhecimento e acompanhamento do professor e coordenador pedagógico. “Nosso objetivo é alinhar todos os programas que têm formação de alfabetização na rede e otimizar essa ação”.
A coordenadora do programa Instituto Aryton Senna da Semed, Paula Panar, também atribui o resultado da redução da distorção à gestão de política de alfabetização implantada na rede desde o ano passado. “Com essa gestão diminuímos bastante o número de alunos em distorção. Os dados mostram que estamos no caminho certo. Além disso, estamos reestruturando a formação, alinhando a formação com todos os programas que tem na rede”, destaca Paula.
Para a secretária Ana Dayse Dorea, ter uma formação que dialogue com todos os programas existentes na rede é uma das metas que a Educação vem traçando. “A Semed tem investido muito em formação continuada de professor. Chegamos agora na fase de amadurecimento e hoje estamos conseguindo ver melhor quais nossos acertos, sucesso e dificuldades também, assim como desafios. Os programas voltados para o ensino fundamental precisam se falar constantemente para que possamos melhorar o desempenho dos professores e a aprendizagem dos alunos”, enfatizou a gestora.
Janaina Farias/ Ascom Semed
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