segunda-feira, 8 de junho de 2009

Apresentação do Projeto Cave na Escola



A Coordenação de Apoio Social da Secretária Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira (08) uma reunião com as assistentes sociais da rede municipal. O evento faz parte de um cronograma de formação e socialização, que busca trabalhar o cotidiano e as necessidades das escolas.



Na temática desse bimestre, a violência sexual infanto-juvenil nas escolas públicas, as palestrantes foram à psicóloga Pollyane Guimarães e a assistente social, Maricellya Costa, integrante do Centro de Apoio as Vítimas de Crime. O CAV Crime oferece atendimento psicológico, jurídico e social, viabilizando o acesso do usuário aos serviços públicos. Sua proposta nas escolas é capacitar os docentes, de como abordar a família e a vítima, traçando uma estratégia para estimular o agredido a procurar ajuda. “As violência vem seguido de uma ameaça do agressor, intimidando a vitimar a denunciar, é necessário o professor, ter a sensibilidade de saber aproximar-se dessa criança”, afirma Pollyane.


O projeto de capacitação irá inicialmente começar na escola Luiz Pedro I, localizada em Bebedouro, a escolha aconteceu devido ao alto índice de violência registrado no local. Mas de acordo com Aucione Albuquerque, assistente social da Semed, “esse projeto piloto será estendido para demais unidades da rede municipal, posteriormente ao levantamento das escolas que identificam violência sexual infanto-juvenil”.


No encontro foi abordado também o tema bolsa família, em seu foco principal as causas da suspensão do beneficio. Essa realidade vem afetando vários alunos, devido à falta de acompanhamento dos pais a freqüência escolar dos seus filhos, pois a não assiduidade dos alunos nas salas de aula gera interrupção do recebimento do bolsa família.


As orientações serviram para sensibilizar e trabalhar com os assistentes sociais, os encaminhamentos para melhorar o desempenho dos discentes no ambiente escolar, viabilizando mecanismo que aproveite suas capacidades e identifiquem suas dificuldades.






Nenhum comentário: