sexta-feira, 19 de junho de 2009

Escola Selma Bandeira discute questão da violência

Fotos: Mauro Fabiani


Os professores da Escola Municipal Selma Bandeira, localizada no Benedito Bentes, incluíram o tema “violência” no projeto pedagógico da unidade. A idéia surgiu da preocupação com os riscos aos quais estão expostos os estudantes e a comunidade. Nesta sexta-feira (19), eles concluíram a I Amostra Cultural sobre Violência.



Durante quatro meses, os alunos participaram de discussões e produções que refletem a preocupação com os índices do bairro do Benedito Bentes. O tema foi “Escola e família: ambas unidas por uma escola mais humana e cidadã”.





A comunidade também foi convocada a participar. Os pais puderam ver o resultado das criações dos filhos, coordenadas pelos professores. O trabalho envolveu peças teatrais, elaboração de cartazes e construções em papelão. Estimulados, os alunos construíram o que seria o bairro ideal. Além de muitas árvores, casas espaçosas e áreas de lazer, eles reservaram um espaço especial para a escola.



A diretora Josefa Rodrigues Acioli explicou que a proposta surgiu da constatação de situações vividas em sala de aula. Como alguns alunos passaram a demonstrar alterações no comportamento, a solução encontrada foi discutir o tema coletivamente. “Entendemos que, a partir do trabalho com o tema violência, iremos reduzir outros índices”, acredita a diretora.



A escola conta com um público circulante de 635 alunos, distribuídos em dois turnos. Muitos têm a unidade como única referência de orientação, uma vez que, por conta da formação dos pais, não dispõem de informação. Por este motivo, a equipe se uniu em oferecer um momento de reflexão.





A mensagem foi repassada pelos próprios alunos. Por intermédio de peças teatrais e musicais, eles deram um recado claro de que querem paz para viver. A continuidade do projeto envolverá outros temas polêmicos como drogas e sexualidade. “A semente foi plantada e temos certeza que vai germinar de forma positiva”, concluiu Josefa.

Nenhum comentário: