sexta-feira, 26 de junho de 2009

Conselhos discutem estratégias de prevenção as Drogas


Foto: Mauro Fabiani



A preocupação com o aumento do consumo de drogas entre os estudantes motivou um amplo debate com representantes de conselhos municipais, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), na tarde da última quinta-feira (25). A iniciativa do evento foi do Conselho Municipal de Entorpecentes. Intitulado “Articulação dos Conselhos na Prevenção de Drogas” as discussões contaram com a palestra do doutor em psicologia Edilson de Moura Souza.



Antes de sua palestra ele ouviu relatos dos conselheiros sobre a realidade que tem afetado o trabalho em campo. A presidente do Comen, Maria Aparecida Menezes, fez um breve histórico sobre a atuação do conselho.



A principal proposta surgida é que a partir de agora os conselhos irão atuar juntos na identificação e na montagem de uma rede de atenção ao usuário de drogas. Assim poderão apontar caminhos para o tratamento. Por meio da parceria buscarão soluções participativas.



Para o psicólogo a abordagem dos assuntos relacionados ao tema, deve ser seguida de discussões sobre a qualidade de vida. Com informação e participação os estudantes podem ser estimulados sobre perspectivas de vida. “São através destes projetos de vida e com o incentivo de hábitos saudáveis, desde criança, que eles saberão recusar o consumo caso suja a oferta”, acredita Edílson.



O encontro com os conselheiros acontece como parte da programação do “Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico de Drogas e XI Semana Nacional de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas”.















Nenhum comentário: