quarta-feira, 17 de junho de 2009

Semed discute ampliação do programa Mais Educação

Foto: Mauro Fabiani


Professores e técnicos participaram de uma reunião do Programa Mais Educação, na manhã desta quarta-feira (17), no Centro de Formação Professor Paulo Freire, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O programa pretende ampliar a jornada integral nas escolas municipais.

Atualmente, em Maceió, oito escolas aderiram ao programa, que conta com apoio interministerial. Para este ano, a meta é incluir outras 12 unidades. Na reunião, foram apresentadas, pela coordenadora do programa Edleuza Maciel Brandão, as diretrizes de como a Semed irá se envolver para garantir sua efetivação.


O ponto de partida é a garantia da merenda escolar com recursos próprios e com o apoio do Ministério da Educação (Mec). “O próximo passo é a criação do comitê, que deve ser formado por outras secretarias, que darão ainda mais suporte à sua implantação”, explicou Edleuza.


Na oportunidade, outra meta discutida foi o envolvimento da comunidade para viabilizar a implantação dos dois turnos de atividades educacionais. Para a efetivação e inclusão dos estudantes é prevista, também, a utilização de espaços que fiquem fora das unidades escolares.


Paralelamente às atividades educacionais, os professores das escolas envolvidas serão responsáveis pela formação de professores comunitários. Eles apoiarão o desenvolvimento das jornadas extracurriculares.


Durante o encontro, professores das escolas que já desenvolvem o Mais Educação trocaram experiências. Na Escola Municipal Cecília Carnaúba, a participação dos alunos surpreendeu os professores. Os primeiros 200 que passaram a ter a jornada integral melhoraram o rendimento escolar e o comportamento. Um outro fato positivo tem sido a maior participação dos pais.

PLANEJAMENTO

O secretário Municipal da Educação, Ricardo Valença, participou do planejamento do Programa de Jovens e Adultos (EJA), realizado na Semed. O objetivo do encontro foi definir, juntamente com os diretores das escolas municipais, os procedimentos de execução dos programas para 2009.


“O planejamento anual está sendo feito, mas é preciso um compromisso dos diretores com a secretaria para o sucesso e a evolução do programa, aproveitando, sempre, o potencial das escolas e dos professores no ambiente de sala de aula”, afirma Valença.


VISITA

Logo depois, Ricardo Valença visitou a Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, localizada em Cruz das Almas, acompanhado da diretora Izaura Maria Sampaio. Ele identificou alguns problemas estruturais e, para solucioná-los, foi agendada uma visita dos engenheiros da Semed, visando articular as ações de reparos e melhorias da estrutura da unidade de ensino.

Nenhum comentário: