Conhecer a realidade da rede de escolas da Secretaria Municipal de Educação. Essa é a principal tarefa do secretário, Ricardo Valença. Na manhã desta sexta-feira (5) acompanhado da engenheira Fátima Melo ele visitou as escolas Zumbi dos Palmares e Tobias Granja, ambas no Clima Bom.Percorrendo salas e áreas esportivas, foi possível identificar o grau de dificuldade vivida por alunos e professores.
Na Escola Municipal Zumbi dos Palmares ele flagrou os estudantes praticando esporte num campo de barro e ao sol. O professor Alexandre Barros fez um diagnóstico de sua realidade e apontou algumas alternativas para os problemas. Uma delas envolveria a criação de uma área coberta para as atividades.
No prédio foram identificadas várias telhas e janelas quebradas. Isso tem provocado alagamentos em algumas salas de aula. Para este caso será feito um trabalho emergencial de retelhamento e combate a madeira atacada por cupins. A segurança também não foi esquecida. Para evitar arrombamentos as janelas devem receber grades metálicas.
A área em torno da quadra e do espaço de lazer das crianças receberá uma limpeza. O trabalho será programado com a Slum, que sempre tem atendido as demandas das escolas.
Os estudantes puderam fazer suas reivindicações diretamente ao secretário. Eles estão envolvidos nos projetos de Dança Afros, Xadrez e Coco de Roda. As três atividades integram o projeto “Escola Aberta”, que acontece nos finais de semana.
Foto: Mauro Fabiani
A escola é referência para a comunidade. A prova veio do testemunho do pedreiro, José Antônio da Silva, 50 anos. Com dois filhos matriculados ele destacou o empenho do corpo acadêmico. “Se não fosse essa escola, estaríamos perdidos. Aqui é tudo certo e funciona”, elogiou o pai diretamente ao secretário.
Valença sentiu-se estimulado a continuar as visitas. Segundo ele o contato com a comunidade ajuda a conhecer o outro lado do trabalho desenvolvido. “Sabemos que há demandas para serem atendidas. Mas, nestas visitas descobrimos que tem muita coisa funcionando bem”, observou Ricardo.
Escola Municipal Tobias Granja
Na Escola Municipal Tobias Granja o secretário ficou impressionado com o tamanho da estrutura colocada a disposição da comunidade. O espaço conta com uma ampla área de lazer e atende a crianças em idade de creche e de educação infantil.
Por conta das últimas chuvas a bomba de água potável que eleva a água para o reservatório queimou na semana passada. O trabalho de manutenção deve ser providenciado em breve, para aproveitar o período do recesso escolar. Paralelo a isso o lixo que se acumula no entorno da unidade será retirado por equipes da Slum.
O contato com servidores da escola revelou que ela está com todas as 700 vagas ocupadas. Parte dessa quantidade, aproximadamente 200 , têm sido ocupada por alunos da comunidade do Village Campestre. Por conta dessa realidade a Semed fará um estudo de viabilidade para tentar implantar uma nova unidade naquela região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário