sexta-feira, 5 de junho de 2009

Valença conhece realidade de Escolas do Tabuleiro

Foto: Mauro Fabiani



Conhecer a realidade da rede de escolas da Secretaria Municipal de Educação. Essa é a principal tarefa do secretário, Ricardo Valença. Na manhã desta sexta-feira (5) acompanhado da engenheira Fátima Melo ele visitou as escolas Zumbi dos Palmares e Tobias Granja, ambas no Clima Bom.Percorrendo salas e áreas esportivas, foi possível identificar o grau de dificuldade vivida por alunos e professores.


Na Escola Municipal Zumbi dos Palmares ele flagrou os estudantes praticando esporte num campo de barro e ao sol. O professor Alexandre Barros fez um diagnóstico de sua realidade e apontou algumas alternativas para os problemas. Uma delas envolveria a criação de uma área coberta para as atividades.


Foto: Marcos Rodrigues


No prédio foram identificadas várias telhas e janelas quebradas. Isso tem provocado alagamentos em algumas salas de aula. Para este caso será feito um trabalho emergencial de retelhamento e combate a madeira atacada por cupins. A segurança também não foi esquecida. Para evitar arrombamentos as janelas devem receber grades metálicas.

A área em torno da quadra e do espaço de lazer das crianças receberá uma limpeza. O trabalho será programado com a Slum, que sempre tem atendido as demandas das escolas.

Os estudantes puderam fazer suas reivindicações diretamente ao secretário. Eles estão envolvidos nos projetos de Dança Afros, Xadrez e Coco de Roda. As três atividades integram o projeto “Escola Aberta”, que acontece nos finais de semana.


Foto: Mauro Fabiani

A escola é referência para a comunidade. A prova veio do testemunho do pedreiro, José Antônio da Silva, 50 anos. Com dois filhos matriculados ele destacou o empenho do corpo acadêmico. “Se não fosse essa escola, estaríamos perdidos. Aqui é tudo certo e funciona”, elogiou o pai diretamente ao secretário.



Valença sentiu-se estimulado a continuar as visitas. Segundo ele o contato com a comunidade ajuda a conhecer o outro lado do trabalho desenvolvido. “Sabemos que há demandas para serem atendidas. Mas, nestas visitas descobrimos que tem muita coisa funcionando bem”, observou Ricardo.


Escola Municipal Tobias Granja


Foto: Mauro Fabiani


Na Escola Municipal Tobias Granja o secretário ficou impressionado com o tamanho da estrutura colocada a disposição da comunidade. O espaço conta com uma ampla área de lazer e atende a crianças em idade de creche e de educação infantil.

Por conta das últimas chuvas a bomba de água potável que eleva a água para o reservatório queimou na semana passada. O trabalho de manutenção deve ser providenciado em breve, para aproveitar o período do recesso escolar. Paralelo a isso o lixo que se acumula no entorno da unidade será retirado por equipes da Slum.

O contato com servidores da escola revelou que ela está com todas as 700 vagas ocupadas. Parte dessa quantidade, aproximadamente 200 , têm sido ocupada por alunos da comunidade do Village Campestre. Por conta dessa realidade a Semed fará um estudo de viabilidade para tentar implantar uma nova unidade naquela região.

Nenhum comentário: