quarta-feira, 3 de junho de 2009

Estudantes tem aula prática na Usina CIência

Alunos da Escola Municipal Orlando Araújo participaram de uma aula prática sobre meio ambiente, na manhã desta quarta-feira (3). Durante uma visita orientada na Usina Ciência eles conheceram como preservar os ecossistemas e aprenderam as técnicas de sustentabilidade ambiental e social. A atividade faz parte do projeto Amigos da Escola, feito em parceria com a TV Gazeta e foi encaixada como integrante da semana do meio ambiente.


Com o apoio de experimentos em miniatura os estudantes observaram exemplos de produção de energia solar, eólica, biomassa que são consideradas energia limpa. O reaproveitamento do lixo também foi apresentado assim como os métodos para estudar os biomas e ecossistemas locais.

A professora Mirany Sarmento, afirma que o objetivo das aulas extra classe é transmitir conhecimentos e informações de modo mais simples e direto. “Tendo contato com demonstrações práticas eles assimilam o conteúdo com mais facilidade”.

A aluna Sthefany Rafaela era uma das mais empolgadas com a visita. Atenta as explicações ela aprendeu mais detalhes sobre a preservação ambiental. “Gostei da preservação dos manguezais, aquecimento global, mudanças climáticas e reciclagem do lixo”, destacou.

Uma outra atração da Usina Ciência foi a “casa ecológica”. Feita com matérias recicláveis como bambu e madeira aglomerada ela chamou a atenção dos estudantes. De acordo com o projeto a água da chuva é armazenada e energia consumida é obtida a partir da luz solar. O cenário com árvores e plantas ornamentais encantou o grupo que observava cada detalhe.


Como continuidade da visita os estudante terão como tarefa a confecção de uma redação. Além disso, produzirão cartazes e debaterão o conteúdo em sala de aula. Com a ajuda dos professores eles serão estimulados a colocar em prática, junto com suas famílias, as novas descobertas.

A qualificação dos docentes é feita a partir do Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb). A coordenadora Virgínia Muller é uma das responsáveis pela formação dos profissionais. Na tarde desta quarta-feira (3), no Museu de História Natural, um grupo de professores tiveram uma aula diferente. Assim como os estudantes eles conheceram os experimentos e aprenderam como utilizar o espaço como parte de suas atividades.



Nenhum comentário: