terça-feira, 9 de junho de 2009

Diversidade étnico-social na escola é tema do 4ª aniversário Neder


A diversidade étnico-social no contexto escolar foi tema discutido no 4ª aniversário do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Social (Neder) da Secretária Municipal de Educação (Semed). O evento foi realizado hoje (09), no auditório Paulo Freire e discutiu os direitos dos seres humanos e as garantias de igualdades individuais.

O debate torna visível a necessidade de discutir os diversos saberes que compreendem a diversidade étnico-social, num conhecimento que extrapole o ambiente de sala, e promova mudança no cotidiano do estudante. De acordo com Nanci Helena Franco, doutora em Educação, “É preciso assegurar a todos a consciência social. Essa construção começa no ambiente escolar, na matrix cultural, trabalhada em coletividade com os alunos”.

O professor como mediador do conhecimento precisa inserir temáticas que discutam sobre preconceito, racismo e discriminação, questões que contribuem para consciência social. “Os docentes precisam começar a fazer a diferença no ambiente das escolas municipais, trabalhando conteúdos que agreguem nos questionamentos sociais” diz Nanci Franco.


Cuidados

Em outra atividade na Semed a preocupação com a segurança de crianças das escolas da rede municipal motivou uma palestra com o major Washington Luiz de Lima e tenente Ana Clara da Silva Pereira. O objetivo é ensinar os educadores como orientar os alunos para a prevenção de acidentes. Por conta da proximidade com os festejos juninos a ênfase foi para cuidados com queimaduras.

O militar alertou aos professores, que em caso de alunos acidentados por queimadura, em que as roupas fiquem coladas elas não devem ser removidas. O importante é cortar o tecido em circulo próximo ao local e não estourar as bolhas. Em seguida providenciar a remoção do paciente para a unidade de queimados do HGE (Hospital Geral do Estado).

As instruções repassadas aos professores também podem ser dirigidas aos alunos. A idéia é que eles compartilhem o conhecimento com seus familiares, evitando danos em caso de acidentes domésticos. A realidade em que vivem os expõe a combustíveis como gás e álcool, além e outras situações de risco que envolve energia elétrica.

Nenhum comentário: