segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Alunos de escolas públicas recebem diploma de línguas estrangeiras

Fotos: Adriana Cirqueira


Saber falar outro idioma, hoje em dia, faz toda diferença, seja na vida social ou profissional. Poder interpretar, se comunicar, ler e escrever uma língua estrangeira é um sonho de qualquer pessoa. Para os alunos do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria Municipal de Educação (Semed) o sonho tornou-se realidade, cerca de 50 estudantes de diversas escolas da rede receberam o tão esperado diploma. A certificação da 7ª turma de línguas estrangeiras aconteceu no auditório do Senai, Poço. Onde houve uma apresentação artística homenageando os países.



O ensino oferecido pelo Núcleo de Línguas é totalmente gratuito, assim como os livros didáticos e todo o material utilizado em sala. Qualquer estudante da rede pública municipal poderá ter acesso, desde que esteja cursando do 6º ao 9º ano. O curso tem uma duração de três anos em diferentes níveis e áreas, o aluno pode optar por aprender: inglês, espanhol e até francês.



Prestigiaram o evento o Secretario Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, técnicos da Semed, o vereador, Dino Júnior (PC do B) e coordenadores do núcleo. Na oportunidade o secretário falou da importância do curso de línguas na vida dos estudantes e reconheceu, ao mesmo tempo, que o núcleo não funciona nas condições ideais, porém salientou que vem batalhando por uma educação de qualidade e pediu integração nas ações por parte dos governos. “Precisamos trabalhar de forma conjunta governo federal, estadual e municipal para que possamos fazer algo mais para a educação”, sugeriu.


Thomaz não poupou elogios aos integrantes do núcleo de línguas, “Vocês estão de parabéns. O pouco que vi aqui, hoje, deu pra perceber o quanto o trabalho de vocês é de qualidade. Deram uma grande lição à sociedade alagoana”, frisou.



O curso não deixa a desejar se comparado a um particular, segundo afirma a professora de línguas espanhola e francesa, Tânia Jatobá. Ela explica que o curso possui tudo o que é preciso para oferecer aos alunos um ensino de qualidade. “Temos aula de conversação, trabalhamos com áudio, vídeo e muitas outras ferramentas para facilitar o aprendizado”, sintetiza.


Bilíngue

Saber uma segunda língua possibilita para muitos uma mudança sem proporção na vida social. Luciene Barbosa, formanda em inglês, disse que para ela isso já aconteceu. Ela já é formada em espanhol pelo próprio núcleo e agora conclui o em inglês. “Muita coisa mudou em minha vida, desde que aprendi os dois idiomas. Já precisei falar com um estrangeiro e graças ao que aprendi no núcleo, hoje me sinto mais preparada para lidar com essas situações. No PSS me ajudou completamente, optei pelo o inglês, onde muitos fogem”, revela, completando que não é todo mundo que pode pagar um curso de línguas, “Ter tudo isso de graça na rede pública é primordial para quem não tem condições financeiras, por isso apostei e hoje sou formada” enfatiza.

Foto: Janaína Farias

A maioria dos estudantes prossegue com os estudos dando continuidade em outro idioma. Amanda Rodrigues, 15 anos, aluna da Escola Municipal Arnon de Melo, formanda em espanhol, disse que é muito importante falar outro idioma e pretende expandir o seu conhecimento se matriculando no inglês, “hoje em dia não é fácil entrar no mercado de trabalho sem uma língua estrangeira. No próximo ano vou voltar para fazer inglês”, afirma.



O pai de Kelvin de Souza, formando em inglês e aluno da Escola Kátia Assunção, é seu grande incentivador. Sandro de Assis, disse que seu desejo é que seu filho possa dar prosseguimento aos estudos de línguas, porque isso vai contribuir bastante para crescimento profissional do filho e destaca que tem muito que comemorar. “No dia em que faço 16 anos de casado ganho esse presente que é a formatura do meu filho. Acho que os pais devem incentivar seus filhos para que possam estar mais preparados para se tornarem um profissional completo”, conclui.


Repercussão

Portal de Maceió

cada minuto


Alagoas em tempo real






Um comentário:

Professor Wagner disse...

Precisamos de mais condições, pois, a estrutura do prédio onde funciona o Núcleo de Línguas Estrangeiras está precária. Nos ajude secretário!!!



Ass: aluno Antônio Wagner.