terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Riacho Doce: Alunos da Semed celebram “Natal na Praça”

Foto: Mauro Fabiani

O natal chegou mais cedo para as crianças do Centro Educacional Infantil Benevides Epaminondas, em Riacho Doce. Uma verdadeira festa natalina à luz do dia com direito a árvore de natal, coral e lapinha humana antecipou uma das principais festas do final de ano, e o mais curioso a celebração aconteceu na Praça José Emílio de Carvalho ponto de referência de toda a comunidade.

Ousado e inovador o “Natal na Praça” resgata a tradição milenar de celebrar o nascimento de Jesus Cristo de forma mais primitiva, na rua, só que de uma maneira diferente, junto com a comunidade. Esse é o primeiro ano que é realizado o “Natal na Praça”, segundo a Diretora do Centro de Educação Infantil Benevides Epaminondas, Alba Bispo. Para ela nada como um lugar acolhedor e público.


Projeto pioneiro contou com a participação de crianças em idade escolar de 2 a 5 anos de idade (maternal à III período) que pela primeira vez participou de um natal coletivo. O público teve a oportunidade de prestigiar o coral, a lapinha humana e o mais esperado da festa o pastoril.


O coral infantil cantou músicas natalinas, a lapinha humana uma das principais atrações do evento atraiu olhares de curiosos e surpreendeu a todos os presentes e o pastoril com suas cores fortes, representado pelo azul e o encarnado, prendeu atenção de todos.


As crianças do centro educacional contaram ainda com a distribuição de presentes e sacolinhas com doces doados pelos próprios funcionários da escola. Tudo foi bastante pensado, até as professoras se vestiram de “Mamãe Noel”. A árvore de natal também não poderia ser diferente trouxe as marcas da inovação. Toda feita de garrafa peti produto totalmente reciclável doados pelos próprios pais como conta a vice-diretora, Sônia Maria.


“Já trabalhamos em outros anos com produtos recicláveis e sempre que temos oportunidades conscientizamos a comunidade para não poluir o meio ambiente, passamos essa mensagem de uma maneira educativa e toda a comunidade escolar colabora inclusive os pais”, justifica.


Ariana Mendonça dos Santos, mãe da Maria Clara, de 4 anos, que figurou na lapinha humana como mãe de Jesus, disse que se sente bastante realizada e define o momento como muito especial“ Esse momento é muito especial pra mim. Minha filha já consegue entender o significado do natal. Estou realizada, pois a escola oferece uma boa educação e compartilha com a comunidade” .


Um dos destaques do pastoril, Yasmin Santos Vicente, de 5 anos, que se apresentou como Diana, já sabe até cantar a música e revela que se sente bastante orgulhosa por representar a bandeira de Alagoas e os dois principais times do Estado, CSA e CRB. Sua avó, Maria Cícera Gregório, também não esconde a satisfação em vê-la como principal figura do pastoril e definiu com uma só palavra sua emoção. “É muito gratificante”, responde emocionada.


A diretora do Centro de Educação, Alba Bispo, reforça que a realização do evento teve a intenção de reviver a tradição natalina e anuncia que o “Natal na Praça” vai ficar no calendário de eventos da escola. “A proposta é que esse evento se realize, agora, todos os anos como forma de celebrar o nascimento de cristo tradicionalmente e juntos alunos, pais e comunidade”, afirma.

2 comentários:

Unknown disse...

Realmente foi muito bonito o 1º Natal do Centro de Educação Infantil Benevides Epaminondas da Silva, mas gostaria de salientar que nada disso seria possível se não fosse a união de nós funcionários, pois graças a Deus todos os projetos são idealizados e realizados nessa instituição conta com o apoio de todos os nós funcionários e comunidade. Esse foi o 1º de muitos que virão.
Agradecemos o apoio e a participação da semed nos nossos eventos.

Unknown disse...

A creche Benevides está de parabéns! É importante resgatar a cultura alagoana, principalmente com a educação infantil.
A apresentação do Pastoril foi uma maravilha.
As crianças estavam entusiasmadas, dançaram com prazer e alegria!!! Estou bastante orgulhosa de fazer parte da FAMÍLIA BENEVIDES.