quinta-feira, 8 de abril de 2010

Diretores conhecem lições essenciais sobre cooperativismo

Foto: Mauro Fabiani

O primeiro passo para o ensino do cooperativismo aos participantes do Programa Escola Aberta foi dado, na manhã de ontem, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AL). Diretores das escolas municipais, que já propiciam cursos e oficinas nos finais de semana, se juntaram a coordenadores dos departamentos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e professores comunitários. O objetivo: conhecer as noções básicas que definem o sistema de cooperação.

Em 40 horas de curso eles aprenderão como profissionalizar a produção desenvolvida nas atividades das comunidades. Graças a força de trabalho e a criatividade dos oficineiros os pais de alguns alunos têm obtido renda com o que aprenderam na escola.

Essa realidade pode ser melhorada se os envolvidos conhecerem o potencial da doutrina da cooperação, aliado ao poder que ela agrega aos segmentos. Para a superintendente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas, Márcia Túlia Pessoa, a união de interesses pode transforma a realidade das famílias.

É o que também acredita a responsável pela articulação entre a Sescoop e a Semed, Regina Bispo que dirige o Departamento de Programas Especiais da secretaria. Confiante nos resultados que podem surgir da capacitação ela defende a ampliação das relações com o município. Por isso envolveu no curso integrantes dos departamentos de Arte e Cultura, além do Programa de Desenvolvimento Escolar (PDE). "Somente assim vamos garantir que a idéia se multiplique. Queremos é que esse aprendizado movimente as atividades que já acontecem no Escola Aberta", destacou Regina.

A construção do programa de formação será feita pelos próprios participantes. Segundo a coordenadora de Cooperativas do Sescoop, Marivá Pereira de Oliveira, deste modo os próprios participantes podem apontar suas principais demandas. Uma delas envolve o processo de gestão de uma cooperativa bem como sua inserção no mercado.

Atualmente o Sescoop já desenvolve o Cooperjovem no interior do Estado. O projeto envolve estudantes da rede pública que tem acesso ao ensino do cooperativismo. Por conta de sua didática e aplicação do projeto também pode beneficiar aos alunos das escolas que integram a Semed.


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